Reuniões Temáticas

Nossa campanha  organizou uma série de debates sobre os principais temas que envolvem a gestão do Setor de Educação. Eis a seguir o resumo das discussões:

GRADUAÇÃO

Políticas de formação

  • Discussão ampla envolvendo professores/as, estudantes e técnicos/as sobre a proposta pedagógica dos cursos de Pedagogia e Licenciatura;
  • Garantia junto à administração central da UFPR de que os concursos e testes seletivos ocorram respeitando os prazos e tempos do ano letivo;
  • Debater as reformulações curriculares levando em conta experiências inovadoras e flexibilização da grade horária e/ou curricular, dando conteúdo pedagógico a esses debates;
  • Discussão ampla no Setor de Educação sobre o ENADE e o PARFOR;
  • Aprofundar o debate e processo de institucionalização dos estágios no Setor de Educação com vistas à elaboração coletiva de uma proposta de atuação mais orgânica entre os diferentes  estágios/práticas e as escolas;
  • Oportunizar formação básica na área de informática, bem como outros recursos auxiliares de apoio acadêmico;
  • Criar um GT ou fórum permanente de discussão e de troca de experiências inovadoras e realização de projetos de pesquisa que busquem acumular um conjunto de formulações sobre os processos de formação e produção do conhecimento com o uso de novas tecnologias, especialmente sobre o uso de softwares livres;
  • Garantia de oferta ampla e diversificada das disciplinas optativas para os cursos de Pedagogia e Licenciatura;
  • Integração das políticas de graduação e pós-graduação no Setor de Educação;
  • Garantia de espaço para reuniões, debates e eventos culturais na grade horária dos cursos;

Espaços de formação, infraestrutura e circulação das informações

  • Revitalização da página eletrônica  do Setor (site), permitindo, entre outras questões, uma maior visibilidade às ementas das disciplinas ofertadas;
  • Organização do ensalamento a partir de critérios pedagógicos e sua divulgação na página do Setor;
  • Realização da Semana de Planejamento do Setor de Educação;
  • Atualização do acervo da Biblioteca de Humanas e Educação e discussão sobre a ampliação do horário de funcionamento para os sábados com incentivo ao uso deste espaço;
  • Garantir e fomentar a criação de espaços de estudo e convivência (pontos de encontro) para a comunidade setorial, envolvendo alunos de licenciatura;
  • Garantia de recursos materiais e físicos de apoio pedagógico;

PEDAGOGIA

  • Buscar alternativas institucionais para a realização de estágio em educação infantil para os estudantes do turno noturno;
  • Realização de reuniões pedagógicas por turmas/anos com a participação dos docentes e discentes;
  • Debate sobre a possibilidade de aumento de vagas no curso de Pedagogia presencial;
  • Criação  de fórum permanente para discussão do curso e do Setor  com a participação da coordenação, direção e  estudantes;
  • Incentivar a representação estudantil nos colegiados e fóruns de decisão do Setor de Educação;
  • Fortalecer a participação dos representantes discentes através de projeto de formação e institucionalização desta representação.

PEDAGOGIA EAD

  • Ampliar o escopo de atuação das representações estudantis da EAD;
  • Garantir a real inserção do corpo docente e discente da EAD nas decisões do Setor, incluindo a operacionalização de formas de participação on-line;
  • Ampliar o acesso aos projetos de ensino, pesquisa e extensão aos alunos da EAD estabelecendo novas formas de produção e orientação através das novas tecnologias, inclusive para cursos de aperfeiçoamento e processos de formação continuada;
  • Organizar atividades aos sábados nos eventos do Setor (SEPE, SETEPE e outros) para que os alunos de Pedagogia EAD possam participar além de buscar contatos com as secretarias de educação dos municípios para a incorporação destes eventos em seus calendários escolares;
  • Buscar a profissionalização e o aprimoramento da formação do professor formador dos cursos na modalidade EAD.
  • Estabelecer uma relação mais orgânica entre a comunidade setorial e o curso de Pedagogia EAD através da divulgação de dados importantes como o perfil dos alunos do curso, currículo e funcionamento das disciplinas, entre outros.
 LICENCIATURAS 

  • Criação de um fórum permanente de debates e referência acadêmica para as licenciaturas e políticas de formação;
  • Construção de espaços políticos e institucionais de defesa da licenciatura na UFPR;
  • Incentivar a relação entre os cursos, permitindo o intercâmbio mais efetivo de experiências formativas no ensino na pesquisa e na extensão;
  • Institucionalização do campo de estágio para as licenciaturas, mediante a consolidação de relações institucionais entre a UFPR e as secretarias de educação para além das questões apenas burocráticas;
  • Acesso ao laboratório de informática a todos os estudantes das licenciaturas, considerando que os mesmos são estudantes do Setor de Educação;


PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

  • Fortalecimento e incentivo aos Núcleos de Estudo e Pesquisa do Setor;
  • Fortalecimento e apoio aos programas e projetos de Extensão;
  • Apoio aos docentes que atuam na pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), incluindo a discussão coletiva sobre atribuição de carga horária;
  • Apoio técnico e acadêmico para os professores/as visitantes;
  • Defesa da desburocratização dos procedimentos institucionais de pesquisa e extensão;
  • Criação de espaço permanente para a extensão no Setor, incluindo a negociação junto às coordenações de curso para a abertura de espaços na grade horária dos estudantes para participação nos projetos;
  • Criação de Revista Eletrônica do Setor para publicações discentes e de extensão;
  • Garantia da realização da SEPE e Semana de Pedagogia, de forma simultânea, no primeiro semestre do ano, conforme deliberação dos departamentos, ainda não viabilizada pela atual direção do Setor;
  • Gestão para atualização do acervo da biblioteca;
  • Gestão junto às bibliotecas para reconstituição dos acervos doados para a UFPR tanto da área de educação como de áreas afins.

ARTICULAÇÃO COM A SOCIEDADE CIVIL

  • Ampliar a discussão sobre o perfil de formação dos professores/as, incorporando o debate social e político, com a participação efetiva dos movimentos sociais;
  • Romper o isolamento e o internismo acadêmico;
  • Criação de mecanismos permanentes de consulta à sociedade;
  • Promoção de audiências públicas sobre os temas educacionais;
  • Elaboração de propostas de formação continuada em parceria com a sociedade civil;
  • Incentivo a parcerias para projetos de pesquisa e extensão;
  • Demarcar a presença institucional do Setor de Educação no debate das políticas educacionais atuais.