Andrea Caldas é formada em Pedagogia pela UFPR. Tem Mestrado e Doutorado em Educação também pela UFPR.
Foi professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e na Rede Estadual de Educação do Paraná.
É professora no Setor de Educação desde 1993, nas áreas de Políticas Educacionais e Organização do Trabalho Pedagógico. Atua como docente nos cursos de Pedagogia, Licenciatura e Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico e em Políticas Educacionais.
É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Política, Gestão e Financiamento na Educação, desenvolvendo trabalhos na área de gestão e estudos do trabalho doente. É também consultora de avaliação do Projovem Urbano e docente do programa Escola de Gestores (EAD).
Foi chefe de departamento e conselheira, por dois mandatos, no COPLAD-Conselho Superior de Planejamento e Administração da Universidade Federal do Paraná.
Desde seu ingresso na UFPR mantém e desenvolve projetos de extensão e assessoria a escolas públicas e aos sindicatos de trabalhadores (as) da educação pública.
Participa do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, desde sua criação, atuando na avaliação e acompanhamento das políticas públicas de educação. Como coordenadora desta entidade participou do processo de debate e construção da LDB. Recentemente foi da comissão organizadora das etapas municipais e estadual da CONAE e foi eleita delegada, para a etapa nacional, como representante do ensino superior público.
Deise Picanço é formada em Letras pela UFPR. Tem Mestrado em Educação e Doutorado em Letras também pela UFPR.
Foi professora da Educação Básica na Rede Estadual de Educação do Paraná, e do ensino técnico-profissionalizante em outras instituições.
É professora no Setor de Educação desde 1996, nas áreas de Metodologia e Prática de Ensino. Atuou como docente no curso de Pedagogia, e em cursos de especialização da UFPR. Foi Coordenadora do Programa de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras da UFPR, em parceria com a SEED/PR. Atualmente concentra suas atividades docentes no curso de Licenciatura em Letras.
É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação/CNPQ, e desenvolve trabalhos nas áreas de educação e políticas lingüísticas com bolsistas de Iniciação Científica. Publicou suas pesquisas em livros e artigos acadêmicos, além de livros didáticos dedicados ao ensino de línguas.
Foi chefe de departamento e membro de várias comissões no âmbito do Setor de Educação. Em 2008 coordenou a elaboração do projeto institucional do PIBID/UFPR- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Coordena os cursos de Formação em Francês e Espanhol para Fins Acadêmicos, direcionados aos bolsistas do Programa Bolsa Permanência da UFPR, numa parceria com a PRAE e a Coordenação do Curso de Letras.
Desde seu ingresso na UFPR desenvolve projetos e assessoria a escolas públicas e associações de professores, atuando na avaliação e acompanhamento de políticas públicas para a educação.