domingo, 22 de agosto de 2010

DEBATE DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NÃO GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PÓLOS

No dia 21 de agosto, sábado, participamos do primeiro debate entre as chapas que concorrem à eleição para a Direção do Setor de Educação. Este debate deveria ter sido transmitido a todos os pólos do curso de Pedagogia EAD. Entretanto, somente o pólo de Rio Negro conseguiu conectar-se e participar do debate. Segundo informações da Comissão de Consulta, tal situação ocorreu por problemas técnicos e desencontro de informações.
Alguns pólos foram informados que o debate seria via skype, outros de que seria através de vídeo-conferência, mas não havia conexão de internet na sala de vídeo-conferência do Setor de Educação e não se conseguiu contato telefônico com alguns pólos.
Desta forma, a grande maioria dos estudantes do Curso de Pedagogia EAD foi impedida de participar do debate e conhecer as propostas das duas chapas.
Estranhamos também a ausência da coordenação do curso de Pedagogia EAD neste importante momento de discussão.

Nossa chapa apresentou algumas das propostas para o desenvolvimento de uma Política de Integração da EAD no Setor de Educação, construídas nas reuniões abertas do primeiro semestre, lembrando que já no dia 9 de junho, foi realizada uma reunião específica para tratar desta temática durante a construção do nosso programa de gestão.
Ressaltamos nossa preocupação com o isolamento do curso de Pedagogia EAD no Setor de Educação, o que ficou evidenciado pelos problemas técnicos ocorridos antes e durante o debate realizado no dia de ontem.
Para nós, da chapa DEMOCRACIA, é  inadmissível que um curso de Educação à Distância que existe no Setor há mais de dois anos tenha tantas dificuldades na garantia de condições técnicas para a realização de vídeo-conferências, e mais ainda que os estudantes do curso de Pedagogia EAD não estejam incorporados nos informativos eletrônicos do Setor, e que a página do Setor esteja desatualizada desde 2008, o que faz com que estes estudantes fiquem alheados das informações da comunidade universitária.
Ofertar um curso de excelência na modalidade EAD passa, entre outras questões, pela otimização do uso das tecnologias da informação e comunicação existentes, o que não está acontecendo de forma adequada atualmente no Setor de Educação.
A chapa Democracia defende que os estudantes da Pedagogia EAD tenham condições isonômicas de acesso às informações, a começar pelo atual processo eleitoral. Por isso defendemos a realização de novo debate com a garantia de que todos/as os/as estudantes, tutores/as, professores/as e coordenadores/as possam participar.
           
Queremos DEMOCRACIA DE VERDADE para todos/as!     
  

  •      Garantir a real inserção do corpo docente e discente da EAD nas decisões do Setor, incluindo a operacionalização de formas de participação on-line;
  •      Garantir a representação política dos estudantes de Pedagogia EAD, com participação nos colegiados e eleição para a coordenação do curso;
  •     Ampliar o acesso aos projetos de ensino, pesquisa e extensão aos alunos da EAD estabelecendo novas formas de produção e orientação através das novas tecnologias, inclusive para cursos de aperfeiçoamento, especialização e processos de formação continuada;
  •      Organizar atividades aos sábados nos eventos do Setor (SEPE, SETEPE e outros) para que os alunos de Pedagogia EAD possam participar, além de buscar contatos com as secretarias de educação dos municípios para a incorporação destes eventos em seus calendários escolares;
  •   Buscar a profissionalização e o aprimoramento da formação dos professores formadorese tutores dos cursos na modalidade EAD;
  •    Estabelecer uma relação mais orgânica entre a comunidade setorial e o curso de Pedagogia EAD, através do uso das tecnologias da informação e comunicação, possibilitando troca de informações e conhecimentos entre estudantes, professores e técnicos dos vários cursos de Licenciatura, presencial e à distância;
  •    Criar um fórum permanente de discussão, desenvolvimento de experiências inovadoras e projetos de pesquisa a fim de constituir referências teóricas para os processos de formação e produção do conhecimento, com o uso de novas tecnologias, especialmente softwares livres;
  •    Reivindicar junto à Reitoria a ampliação do horário de funcionamento da biblioteca para os sábados, com a realização de atividades culturais e incentivo ao uso deste espaço;
  •    Realizar reuniões periódicas entre a Direção do Setor de Educação, os estudantes, professores e tutores dos pólos.

20 comentários:

  1. Andréa e Deise,
    muito pertinentes as proposições e também as preocupações relativas à Pedagogia EaD no Setor.
    Estive presente no debate no sábado e também fiquei indignada com os problemas que inviabilizaram a participação da grande maioria dos estudantes do Curso de Pedagogia EaD.
    Reproduzo abaixo a mensagem que encaminhei à minha orientanda/bolsista do Licenciar, que é aluna da Pedagogia EaD, na semana passada, após uma reunião dos bolsistas do projeto (somente não coloquei o nome dela aqui, porque não a consultei a respeito). Creio que a mensagem continua válida, para a oportunidade de um novo debate, que abranja a todos os alunos do Curso de Pedagogia EaD:
    "X:
    como sabe, sou apoiadora declarada da Chapa Democracia: participação, pluralidade e diversidade, composta pelas professoras Andréa Caldas e Deise Picanço.
    pela breve conversa de hoje, acho importante registrar por escrito:
    ESTA CHAPA NÃO É CONTRÁRIA À PEDAGOGIA EAD.
    Pelo contrário: a Pedagogia Ead está contemplada no Programa da Chapa, principalmente com a preocupação de estabelecer condições para a
    integração dos alunos da EaD ao Setor de Educação e à Universidade, de forma a superar: a) o isolamento em que estes alunos se encontram, e b) a falta de informações que há no Setor em relação a vcs e às necessidades
    específicas dessa modalidade de formação.
    como haverá o debate neste sábado, dia 21, às 10h00, peço que convide seus colegas de turma a participarem ativamente, apresentando TODAS as dúvidas e questionamentos que quiserem para que a Chapa possa esclarecer qual é, DE FATO, sua posição a respeito da Ead, do Setor, e da Universidade.
    Ainda, peço que divulgue que o PROGRAMA da Chapa está disponível para consulta no blog: http://andreadeise.blogspot.com
    Neste blog tem o item Programa Geral, e dentro dele, um link "Reuniões Temáticas". Ali estão as principais propostas delas para a Pedagogia EaD.
    Peço que os alunos da Pedagogia EaD consultem o Programa, que é um compromisso público de divulgação de princípios e proposições, e no qual a Pedagogia EaD está contemplada.
    Conhecendo este Programa antes do debate, e fazendo os questionamentos às Chapas, creio que vcs terão melhores condições de fazerem sua escolha, sem ficarem ouvindo somente um lado e uma versão da História.
    Participem, perguntem, questionem, façam sugestões.... inclusive pelo Blog.
    E questionem muito no debate. Será a única oportunidade de vcs compararem
    diretamente as posturas e proposições das duas chapas."

    A preocupação desta Chapa em garantir o direito dos alunos da Pedagogia Ead a participarem de fato do debate, somente reforça a certeza e a coerência de vcs, com o Programa já divulgado no blog.
    E reforça ainda mais a minha certeza de que esta é uma Chapa realmente preocupada com a integração de todos os alunos do Setor, das Pedagogias, e das demais licenciaturas.
    Total apoio a vcs!
    Prof.Dra.Nadia G.Gonçalves
    DTPEN/UFPR

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  2. "Ai, palavra, ai, palavra!/ Que estranha potência a vossa!"
    Cecília Meireles

    Há gente que tem medo dessa palavra: DEMOCRACIA.
    Pois então, democracia neles! E nelas!

    Janes Albuquerque

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  3. Olá,
    Meu nome é Leticia Rothen Sato e sou aluna do 2 ano de Pedagogia EAD.
    Eu pretendia postar uma questão neste blog após a Prof. Veronica Branco haver comentado, em um dia de aula nossa (31/07) que a chapa de vocês era contrária à própria existência e continuidade da EAD. Como me desagrada profundamente ouvir apenas um lado, iria questioná-las sobre o porque de tal posição. Mas, pelo que pude ler acima, esta informação não procede. Diante deste contexto, meu voto é de vocês.

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  4. No meu 3º ano do curso de pedagogia da UFPR, pela primeira vez, na última sexta-feira, tive a oportunidade de conhecer a atual diretor do Setor de Educação, com o velho discurso de que nem tudo é tão simples e que pra tudo o que é necessário no Setor precisa passar por licitações e por isso, a falta de algumas coisas e a demora para acontecer outras. Cá entre nós, o que não precisa de licitação no setor público? Não entendi qual é o problema disso. Se precisa de licitações, que sejam feitas então. Em 3 anos, se quiséssemos água, tínhamos que comprar, sem falar de inúmeras outras coisas. Quando teremos toner no laboratório? Se a preocuação é na formação de professores e o caminho que a educação está sendo direcionada, porque não temos a divulgação de eventos científicos, pesquisas, projetos em nossas salas, afinal, pelo que sei, seremos educadores e formadores de opinião. Outra frase do falho discurso: Teremos um tempo destinado para atender a todos, até a eleição. Será que foi por isso que não conhecíamos ninguém da atual gestão até agora? Eles devem ter destinado esse mesmo espaço antes da eleição anterior.
    Estou cansada de tanta enganação, somos tratados como se fôssemos totalmente ignorantes, mas, peo contrário, sabemos que existem os recursos necessários às demandas, esta é um questão de má gestão.
    Deise e Andrea estamos com vocês!

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  5. A Andrea e a Deise já são professoras bastante conhecidas e queridas pelos alunos e por seus pares no âmbito de nosso Setor. Recentemente tiveram a oportunidade de chefiar seus departamentos e a atuação das duas junto aos seus colegas e no Conbselho Setorial repercutiu de forma muito positiva pelos cantos do Setor de Educação. E a razão disso é muito simples: elas são uma dupla "enormemente" comprometida com a coisa pública e têm consciência de que não se faz educação de qualidade - presencial ou à distância - com demagogia e improvisação!

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  6. Andrea Caldas e Deise Picanço respondem:
    Cara Letícia e demais estudantes da EAD
    Estamos muito preocupadas com esta política do medo ue vem sendo instalada entre os estudantes da Pedagogia EAD. Temos tentado encontrar em contato com voces por email, mas muitos dos endereços eletrônicos fornecidos têm voltado. Nossa chapa foi homologada no dia 11/8 e como o a calendario de aulas da EAD foi alterado ficamos com pouco tempo para este contato presencial. Por iso reivindicamos o debate com todos os pólos. O fato da atual direção do Setor nao ter incorporado os alunos da EAD nos informativos ca comunidade setorial nos preocupa. Este isolamento institucional que voces sofrem propicia a proliferação de boatos e inverdades. Alerte seus colegas! Obrigada por fazer contato conosco. Abraços
    Andrea e Deise

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  7. que triste isso que a atua direção do setor vem fazendo - soltando boatos mentirosos. Agora que nós alunos e alunas temos wue espalhar isso! Espero que vcs consigam falar com os alunos da ead. Mas acho que vcs tem que tentar ir falar com eles. E nos alunos e alunas daqui temos qwue nos mobilizar pra não deixar que essa diretora se eleja. Eu pouco vi essa diretora em sala falando com a gente
    aluna do 3º ano de pedagogia

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  8. Sobre o debate das Chapas candidatas à Direção do Setor de Educação com os alunos da EaD

    A informação da chapa das Professoras Andréa/Deise não é verdadeira.
    A Coordenação do Curso de Pedagogia EaD providenciou todas as informações que foram solicitadas pela Comissão Eleitoral: listas de e-mail dos alunos e datas das atividades nos Pólos. (Tanto assim que os alunos receberam mensagens das duas chapas).
    Entrou em contato com os Coordenadores de Pólos e solicitou que eles providenciassem para entrar na Web-conferência no dia 21/08/2010, enviando o IP da conexão.
    Solicitou ao técnico da CIPEAD - que monitora essa atividade - que auxiliasse o técnico do Setor para realizar a transmissão.
    Colocou uma bolsista que auxilia a Secretaria do Curso para, na manhã do dia 21/08/2010, auxiliar a Comissão Eleitoral na comunicação com os Pólos.
    Esclarecemos que a Coordenação do Curso é responsável pelas atividades pedagógicas. A parte tecnológica é de responsabilidade da CIPEAD.
    É preciso entender que os equipamentos técnicos e os humanos que os manipulam são passíveis de falhas.
    Por fim: A Coordenação do Curso não era obrigada a comparecer ao debate e tendo outras atividades naquele horário usou de sua prerrogativa.
    Veronica Branco – Vice-Coordenadora Do Curso de Pedagogia EaD

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  9. Considero que todos os professores do Setor de Educação da UFPR têm qualificação, bem como condições morais e éticas e exercem seu ofício com dedicação e responsabilidade. O que os diferencia não são qualidades pessoais, mas concepções de mundo diversas. No caso do comentário da professora Verônica, acima postado (24 de agosto de 2010 14:49) leio dois exemplos de uma concepção de educação que considero questionável:
    1o: a professora afirma que a Coordenação do Curso é responsável pelas atividades pedagógicas e a parte tecnológica é de responsabilidade da CIPEAD. Essa afirmação deixa clara uma concepção de educação que separa forma e conteúdo, técnica e ciência, conhecimento e política. Preocupa-me que a coordenação de um curso de Pedagogia EAD não entenda a técnica como um elemento essencial da pedagogia. Sendo a forma fundamental (as vezes, a única) de comunicação com os alunos, tem uma função tão importante que jamais poderia ser descurada. Essa afirmação nos coloca em alerta quanto à qualidade do curso.
    2o. A professora afirma também que se valeu da "prerrogativa" de que não era "obrigada" a comparecer, para faltar ao debate. Entretanto, para um educador efetivamente comprometido, nem tudo que não é obrigado é dispensável.

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  10. Ainda sobre o último sábado...

    Reiteramos que, para nós, ofertar um curso de excelência na modalidade EAD passa, entre outras questões, pela otimização do uso das tecnologias da informação e comunicação existentes, o que não está acontecendo de forma adequada atualmente no Setor de Educação. Portanto, vamos aguardar a manifestação do CIPEAD e da Comissão de Consulta à Comunidade Setorial sobre os fatos que envolvem o debate de sábado, e continuamos lamentando a ausência da Coordenação do Curso no debate.
    Andrea Caldas e Deise Picanço

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  11. Realmente!!! Sou aluna do curso de pedagogia EaD e também lamento a ausência de nossa coordenação no debate. Também recebi a aparente falsa informação de que a chapa de vcs não era favoravel a EaD, muito bom saber que tal informação não procede.

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  12. A você que é do curso de Pedagogia EAD e que entendeu que a chapa de Andrea e Deise NÃO são contra essa modalidade de ensino, seria muito bom se pudesse passar esse esclarecimento adiante, para que seus colegas de curso sejam também alertados quanto à falsa informação lançada, com o único objetivo de buscar votos. É preciso que nós enquanto alunos de Pedagogia, independente da modalidade, nos unamos no dia 28 e no dia 31 para dar um basta nestas mentiras e mostrar a nossa posição e interesse em melhorar nosso curso. Sou aluna do 4º ano e estou saindo da universidade, mas quero deixar um legado para aqueles que ainda ficarão ou estão entrando na universidade - o legado de uma direção realmente transparente e que desce do pedestal para ouvir as partes mais interessadas do curso - NÓS, os estudantes!!!

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  13. A coordenação do curso de Pedagogia em EaD insiste em culpar a CIPEAD pelas confusões que eles provocam! Realmente precisamos de mudanças neste setor, precisamos que as pessoas trabalhem em parceria e não fazendo a critica pela critica... e Vamos lá Andreia e Deise!

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  14. Letícia de Oliveira 2° ano A26 de agosto de 2010 às 13:58

    Como aluna da 1° turma do novo curriculo, tenho vivenciado algumas dificuldades onde tanto a coordenação do curso quanto a direção tomam posições muito afastadas do corpo discente. As reuniões que discutem o novo curriculo são feitas somente com professores. Falo de modo particular, mas em conversas com amigas de outras turmas de 2° ano, ou mesmo as de 1° ano, a minha própria turma, exprime-se esta dificuldade: a falta de discussões e avaliações do andamento e desenvolvimento desta reformulação feita com a participação de ALUNOS E professores. Ainda temos três anos pela frente, mas temos pressa em saber o que significa a mudança desse curriculo? quais os beneficios? quais pontos negativos?
    As vezes me sinto um pouco sem rumo!
    Por isso, aspirando a mudanças efetivamente necessárias (aponto aqui o curriculo, mas sei de muitas outras) com muita alegria manifesto o meu apoio a essa chapa. A maioria das pessoas da minha turma também estão apoiando. E só para constatar, no debate do dia 24/08 ficou muito claro a postura de compromisso de vocês, contrapondo a postura de enrrolação da outra chapa.DEMOCRACIA:PARTICIPAÇÃO, PLURALIDADE E DIVERSIDADE! É ISSO AI.

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  15. Professora Andrea e Deise
    Fico feliz por saber que vocês não são contra a EAD do curso de pedagogia, pois como ja´consta em outros comentários, fomos informados que vocês, em uma reunião que aconteceu na reitoria, votaram contra a continuidade do EAD, e que apenas por um voto de diferença sendo este da oposiçao, é que continuaria esta modalidade de ensino da UFPR.
    Gostaria de saber d vocês se este fato realmente ocorreu ou não.
    Obrigada

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  16. Olá, recebi a seguinte correspondencia por email e gostaria de ouvir a posição de vocês:
    Obrigada. Leticia, aluna da EAD

    Caros alunos do Curso de Pedagogia-EaD

    Em tempo, gostaríamos de colocar o tempo do passado, as memórias e marcas, que estão presentes em nossas lembranças cotidianas, principalmente, quando sabemos que o caminho construído foi à duras penas. Não por medo, porque força e coragem temos para enfrentar e (re) construir o caminho.

    Dessa forma, para viver intensamente esse momento histórico, 28 de agosto, dia em que vocês irão votar, é que nos sentimos no dever de apresentar a história do Curso de Pedagogia-EaD, acreditando que vocês leverão em consideração a caminhada, em terreno árido e cheia de obstáculos, na qual a bagagem apreendida pela Chapa 2 das Professoras ETTIÈNE E TÂNIA, querem compartilhar e dar continuidade a escrita dessa história da EaD na UFPR. Então vamos aos fatos.

    Em 2000 o curso foi autorizado pelo MEC, sendo primeiro coordenador o Prof. Ricardo Antunes de Sá. Também foram coordenadores do Curso os professores Alcione Carvalho, Marcus Taborda e Maria Célia Barbosa Aires. Mas só em 2004 foram eleitas coordenadoras do curso de Pedagogia-EaD, Profª Sonia Haracemiv e Profª Veronica Branco.

    Em final de 2004, foram titulados 680 alunos, de nove turmas, dos Pólos de: Pato Branco, Apucarana e Maringá no Paraná, Taquara no Rio Grande do Sul e Planalmira em Goiás.
    Em novembro do mesmo ano o curso foi reconhecido com conceito A* (louvor), pela comissão técnica de avaliação nomeada pelo MEC, frente ao seu impacto social, na qualificação de Pedagogos docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

    Em março de 2005 houve discussão aberta do Conselho Setorial, e o curso foi fechado, não abrindo vestibular para novas turmas. A razão apontada era a necessidade de uma avaliação interna, desconsiderando a avaliação do MEC, publicada em Diário Oficial da União, em fevereiro deste mesmo ano.

    Em novembro desse mesmo ano houve discussão no Setor de Educação, tendo como pauta única, a reabertura do curso em convênio com a UAB/MEC. O resultado da votação entre os professores dos três Departamentos do Setor de Educação foi contrário à reabertura.

    Em março de 2006 o Departamento, do qual a candidata da outra chapa faz parte, optou pela não participação no Curso de Pedagogia EaD, justificando o seu posicionamento pela dúvida sobre a efetividade da EaD como modalidade educativa.

    Em 2007 a UAB/MEC abre novo Edital convocando as Universidades Federais para ofertar o curso de Pedagogia na modalidade EaD e a nova Diretora do Setor de Educação, Profª. ETTIÈNE, reabriu a discussão sobre a reabertura do Curso de Pedagogia EaD, com ampla discussão nos Departamentos e no Conselho Setorial.

    Em 2008 as duas coordenadoras atuais foram nomeadas pela Reitora para o exercício desse cargo, sendo procedimento legítimo, quando da implantação da primeira turma de um Curso em que não há ainda alunos, a Coordenação é nomeada. A próxima Coordenação será naturalmente eleita, independente do desejo de uma Direção de Setor.

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  17. continuação da carta...


    Em 2008-2009, quando a candidata da outra chapa foi chefe de Departamento, não pautou em reunião departamental a temática para tratar assuntos referentes a EaD, inclusive o posicionamento do seu departamento em relação à não participação no Curso de Pedagogia-EaD. Há professores do referido departamento, que depois de muitas lutas, discussões e consultas, estão participando do Curso. Mas como posições individuais.

    Não é estranha a mudança de posicionamento da candidata neste momento de campanha eleitoral?

    Não seria o interesse em conquistar os votos dos 355 alunos da EaD que provocou essa mudança?

    Vale a pena acreditar em quem sempre demonstrou apoio à EaD Professoras ETTIÈNE E TÂNIA ou no discurso de campanha eleitoral que contradiz as ações da candidata da outra chapa nesses últimos cinco anos?

    Os alunos da EaD, irão votar pela primeira vez para cargo de Direção do Setor graças a decisão do Conselho Setorial realizado no final do mês de julho, quando quatro votos foram favoráveis, três conselheiros foram contra e tivemos duas abstenções. Sendo que um dos votos favoráveis foi o da Profª Sonia Haracemiv, pela representação da Coordenação do Curso e o outro da Profª Veronica Branco, pela representação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os discentes do Curso de Pedagogia presencial representados pelo presidente do Centro Acadêmico Anísio Teixeira – CAAT manifestaram seu voto contrário.

    De 2007 a 2010 contamos com o pleno apoio na gestão das Profª ETTIÈNE e Profª Clara para reformulação do currículo do curso, conquista do espaço físico, 05 vagas de professores com 40 horas, com Dedicação Exclusiva aos cursos de Pedagogia EaD e presencial e, ainda, participação como docentes e elaboradoras de material didático para o curso de Pedagogia-EaD.

    A Profª TANIA, enquanto chefe de Departamento por duas gestões, sempre defendeu a Educação à Distância com qualidade. Em 2009-2010 foi coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento para professores de Jovens e Adultos, na modalidade à distância, parceria SECAD/MEC/UAB. Co-autora do material didático para o curso de EJA e do Curso de Pedagogia-EaD, e Professora formadora na disciplina de Psicologia da Educação.

    Vivendo intensamente seis anos como sujeitos dessa história, de lutas e conflitos, perdas e ganhos, retrocessos e avanços é que acreditamos e propomos apoio às candidatas PROFESSORAS ETTIÈNE E TÂNIA, para a continuidade desse curso com oferta de novas turmas.

    Vale a pena acreditar em quem sempre considerou e demonstrou apoio à EaD, como as PROFESSORAS ETTIÈNE E TÂNIA.

    Ou acreditar no discurso de campanha eleitoral que contradiz as ações da candidata da outra chapa nesses últimos cinco anos, pois falar em democracia e transparência é fácil, o difícil é vivê-las historicamente.

    Os textos abaixo são páginas do processo nº 36415/2010-23 que apresenta o relatório da Comissão de Estudos, indicada pela atual chefia do departamento da outra candidata para levantar subsídios de discussão sobre a Educação à Distância e que foi aprovado em plenária Departamental em 19 de agosto de 2010. Atenção à data!
    São as páginas 8 e 9, respectivamente, que apresentam a cronologia das Reuniões deste departamento, nesses últimos 5 anos em que o assunto Curso de Pedagogia EaD foi tratado.
    Vejam a posição da candidata da outra chapa e seus apoiadores sobre a temática EaD no período de 2005 a 2009 (Anexo).

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  18. continuação...
    Em 2008-2009, quando a candidata da outra chapa foi chefe de Departamento, não pautou em reunião departamental a temática para tratar assuntos referentes a EaD, inclusive o posicionamento do seu departamento em relação à não participação no Curso de Pedagogia-EaD. Há professores do referido departamento, que depois de muitas lutas, discussões e consultas, estão participando do Curso. Mas como posições individuais.

    Não é estranha a mudança de posicionamento da candidata neste momento de campanha eleitoral?
    Não seria o interesse em conquistar os votos dos 355 alunos da EaD que provocou essa mudança?
    Vale a pena acreditar em quem sempre demonstrou apoio à EaD Professoras ETTIÈNE E TÂNIA ou no discurso de campanha eleitoral que contradiz as ações da candidata da outra chapa nesses últimos cinco anos?

    Os alunos da EaD, irão votar pela primeira vez para cargo de Direção do Setor graças a decisão do Conselho Setorial realizado no final do mês de julho, quando quatro votos foram favoráveis, três conselheiros foram contra e tivemos duas abstenções. Sendo que um dos votos favoráveis foi o da Profª Sonia Haracemiv, pela representação da Coordenação do Curso e o outro da Profª Veronica Branco, pela representação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os discentes do Curso de Pedagogia presencial representados pelo presidente do Centro Acadêmico Anísio Teixeira – CAAT manifestaram seu voto contrário.

    De 2007 a 2010 contamos com o pleno apoio na gestão das Profª ETTIÈNE e Profª Clara para reformulação do currículo do curso, conquista do espaço físico, 05 vagas de professores com 40 horas, com Dedicação Exclusiva aos cursos de Pedagogia EaD e presencial e, ainda, participação como docentes e elaboradoras de material didático para o curso de Pedagogia-EaD.

    A Profª TANIA, enquanto chefe de Departamento por duas gestões, sempre defendeu a Educação à Distância com qualidade. Em 2009-2010 foi coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento para professores de Jovens e Adultos, na modalidade à distância, parceria SECAD/MEC/UAB. Co-autora do material didático para o curso de EJA e do Curso de Pedagogia-EaD, e Professora formadora na disciplina de Psicologia da Educação.

    Vivendo intensamente seis anos como sujeitos dessa história, de lutas e conflitos, perdas e ganhos, retrocessos e avanços é que acreditamos e propomos apoio às candidatas PROFESSORAS ETTIÈNE E TÂNIA, para a continuidade desse curso com oferta de novas turmas.

    Vale a pena acreditar em quem sempre considerou e demonstrou apoio à EaD, como as PROFESSORAS ETTIÈNE E TÂNIA.

    Ou acreditar no discurso de campanha eleitoral que contradiz as ações da candidata da outra chapa nesses últimos cinco anos, pois falar em democracia e transparência é fácil, o difícil é vivê-las historicamente.

    Os textos abaixo são páginas do processo nº 36415/2010-23 que apresenta o relatório da Comissão de Estudos, indicada pela atual chefia do departamento da outra candidata para levantar subsídios de discussão sobre a Educação à Distância e que foi aprovado em plenária Departamental em 19 de agosto de 2010. Atenção à data!
    São as páginas 8 e 9, respectivamente, que apresentam a cronologia das Reuniões deste departamento, nesses últimos 5 anos em que o assunto Curso de Pedagogia EaD foi tratado.
    Vejam a posição da candidata da outra chapa e seus apoiadores sobre a temática EaD no período de 2005 a 2009 (Anexo).

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  19. Em 2008-2009, quando a candidata da outra chapa foi chefe de Departamento, não pautou em reunião departamental a temática para tratar assuntos referentes a EaD, inclusive o posicionamento do seu departamento em relação à não participação no Curso de Pedagogia-EaD. Há professores do referido departamento, que depois de muitas lutas, discussões e consultas, estão participando do Curso. Mas como posições individuais.

    Não é estranha a mudança de posicionamento da candidata neste momento de campanha eleitoral?

    Não seria o interesse em conquistar os votos dos 355 alunos da EaD que provocou essa mudança?

    Vale a pena acreditar em quem sempre demonstrou apoio à EaD Professoras ETTIÈNE E TÂNIA ou no discurso de campanha eleitoral que contradiz as ações da candidata da outra chapa nesses últimos cinco anos?

    Os alunos da EaD, irão votar pela primeira vez para cargo de Direção do Setor graças a decisão do Conselho Setorial realizado no final do mês de julho, quando quatro votos foram favoráveis, três conselheiros foram contra e tivemos duas abstenções. Sendo que um dos votos favoráveis foi o da Profª Sonia Haracemiv, pela representação da Coordenação do Curso e o outro da Profª Veronica Branco, pela representação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os discentes do Curso de Pedagogia presencial representados pelo presidente do Centro Acadêmico Anísio Teixeira – CAAT manifestaram seu voto contrário.

    De 2007 a 2010 contamos com o pleno apoio na gestão das Profª ETTIÈNE e Profª Clara para reformulação do currículo do curso, conquista do espaço físico, 05 vagas de professores com 40 horas, com Dedicação Exclusiva aos cursos de Pedagogia EaD e presencial e, ainda, participação como docentes e elaboradoras de material didático para o curso de Pedagogia-EaD.

    A Profª TANIA, enquanto chefe de Departamento por duas gestões, sempre defendeu a Educação à Distância com qualidade. Em 2009-2010 foi coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento para professores de Jovens e Adultos, na modalidade à distância, parceria SECAD/MEC/UAB. Co-autora do material didático para o curso de EJA e do Curso de Pedagogia-EaD, e Professora formadora na disciplina de Psicologia da Educação.

    Vivendo intensamente seis anos como sujeitos dessa história, de lutas e conflitos, perdas e ganhos, retrocessos e avanços é que acreditamos e propomos apoio às candidatas PROFESSORAS ETTIÈNE E TÂNIA, para a continuidade desse curso com oferta de novas turmas.

    Vale a pena acreditar em quem sempre considerou e demonstrou apoio à EaD, como as PROFESSORAS ETTIÈNE E TÂNIA.

    Ou acreditar no discurso de campanha eleitoral que contradiz as ações da candidata da outra chapa nesses últimos cinco anos, pois falar em democracia e transparência é fácil, o difícil é vivê-las historicamente.

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  20. Como aluna da pedagogia queria deixar aqui a minha NOTA DE PROTESTO.

    Mais do que uma nota de protesto quero deixar sair a minha voz que ficou calada nestes tão próximos quatro anos de graduação. Protesto contra o descaso com as necessidades básicas de nós graduandos, protesto por ter que muitas vezes deixar de usar o banheiro pela falta de condições de uso, ora quebrado, ora sem papel, ora fechado sem motivo. Protesto pela indignação de não ter nossos pedidos atendidos, nossos artigos escritos em vão sem nunca terem sequer a possibilidade de uma publicação. Protesto porque sinto vergonha de mostrar aos meus amigos e familiares o lugar onde estudo, que tão caro me custou a entrada enquanto vestibulanda. Protesto por não ter acesso as informações do meu setor de educação, porque o nosso site parou no tempo assim como parou no tempo a gestão atual do setor. Protesto porque queria poder caminhar pelos nossos corredores sem ter que desviar os entulhos de móveis velhos.Protesto porque o que nos ensinam como alunos de pedagogia , sobre a importância de uma planejamento pedagógico de uma gestão democrática e etc, passa longe do dicionário da atual gestão.
    Será que já esquecemos tudo isso? Ou será que preferimos continuarmos caladas e calar também nossos colegas que a acabaram de entrar na universidade? A mudança é necessária e mais do que conhecimento e reconhecimento nacional e internacional , precisamos de uma gestão competente, séria, comprometida e que tenha olhar voltado para a graduação e não somente para a pós-graduação.

    Convido minhas colegas de curso a protestarem comigo e escolher a democracia, a diversidade a transparência e mais do que isso, convido a mudarem esta situação para que nossas colegas dos anos posteriores possam sentir mais orgulho de seu curso, menos impotência , menos indignação.Convido todas à expressarem nossa vontade de ser ouvidas (os) no dia 31/08 por meio de nosso voto na chapa democracia.

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