Todos nós, que temos empenhado nosso esforço e nosso compromisso com a construção do Setor de Educação desde os anos 80, acreditando na relevância da formação de pedagogos e professores como uma das condições para a democratização da educação pública com qualidade social, acompanhamos o árduo trabalho coletivo desenvolvido para que ele se constituísse em referência na UFPR e fora dela.
Para que isso acontecesse, foi preciso que, nos anos 80, lutássemos pelo resgate do espaço de participação democrática, na UFPR e no Setor. Só assim foi possível, nos anos 90 e início da década de 2000, construirmos, exatamente porque estabelecemos um processo permanente de discussão coletiva, um projeto político-pedagógico para o Setor, que o projetou, na UFPR e na sociedade paranaense, como referência na defesa da educação pública de qualidade. Participamos dos Conselhos Superiores, onde éramos respeitados; dos movimentos sociais, dos sindicatos, do setor público e estabelecemos parcerias com diversas Universidades e Instituições.
Internamente, fizemos esse mesmo movimento pela qualidade: estabelecemos uma política de qualificação, a partir do que os professores se qualificaram em nível de mestrado e doutorado nas melhores Universidades; institucionalizamos a pesquisa e resgatamos a pós-graduação, que quase desapareceu quando ficamos reduzidos a apenas 3 doutores em todo o Setor; investimos na nossa Educar em Revista, concorremos a editais para financiamento, estabelecemos espaços de discussão e de convivência onde discutíamos saudavelmente nossas divergências, mas sempre fortalecendo o projeto que nos unificava!
Passamos a ser reconhecidos no cenário nacional, do qual participamos ativamente em diferentes fóruns. Infelizmente, nos anos seguintes, por razões as mais variadas, que incluem desde a nova direção política dada pela Reitoria até a dificuldade em discutirmos nossas divergências, o Setor se fragmentou, estimulando o desenvolvimento de práticas mais individualizadas; hoje, muitos de nós já não reconhecemos nosso projeto, e perdemos nosso sentido de pertencimento; em decorrência, deixamos também de ser reconhecidos na UFPR e na sociedade.
É mais do que hora de reconstruirmos a identidade que nos marcou por pelo menos duas décadas, pautada na defesa da escola pública democrática e de qualidade; para isso, precisamos de lideranças que já tenham provado seu compromisso com a democratização dos espaços de debate e das decisões, para que possamos construir um projeto condizente com nossa história!
E, que tenham a serenidade daqueles que têm a humildade para reconhecer que não há avanço possível senão pela interlocução de um coletivo que se constitui pelos consensos possíveis a partir do respeito à diversidade.
Andrea e Deise, ao longo de suas trajetórias, têm demonstrado ter todas as condições para liderar esse processo nesse momento da nossa história. Por isso, afirmo todo o meu apoio e confiança ao seu trabalho.
Peço aos que, juntos fizemos boa parte da história do Setor, reflitam e me acompanhem neste apoio, pois certamente terão todo o espaço de protagonismo na gestão que se inicia!
Com um grande e carinhoso abraço a todos e todas,
Acácia
Ao pensar no que escrever Neste “EU APÓIO” para a chapa DEMOCRACIA – participação, pluralidade e diversidade – explicitando as razões do voto em ANDREA E DEISE, foram apontadas pelos colegas que este assina inúmeras razões, acumuladas nestes anos de gestão patrimonialista. Ao entrar no BLOG de ANDREA E DEISE, lê-se a carta postada por uma aluna do Curso de Pedagogia. A contundência e ao mesmo tempo ternura das palavras ali contidas expressam muitas dessas razões. Reproduzimos abaixo os argumentos dessa aluna para expressar a NECESSIDADE PREMENTE DE MUDANÇAS NO SETOR DE EDUCAÇÃO:
ResponderExcluir“Mais do que uma nota de protesto quero deixar sair a minha voz que ficou calada nestes tão próximos quatro anos de graduação. Protesto contra o descaso com as necessidades básicas de nós graduandos, protesto por ter que muitas vezes deixar de usar o banheiro pela falta de condições de uso, ora quebrado, ora sem papel, ora fechado sem motivo. Protesto pela indignação de não ter nossos pedidos atendidos, nossos artigos escritos em vão sem nunca terem sequer a possibilidade de uma publicação. Protesto porque sinto vergonha de mostrar aos meus amigos e familiares o lugar onde estudo, que tão caro me custou a entrada enquanto vestibulanda. Protesto por não ter acesso as informações do meu setor de educação, porque o nosso site parou no tempo assim como parou no tempo a gestão do setor. Protesto porque queria poder caminhar pelos nossos corredores sem ter que desviar dos entulhos de móveis velhos. Protesto porque o que nos ensinam como alunos de pedagogia , sobre a importância de uma planejamento pedagógico de uma gestão democrática, etc., passa longe do dicionário da atual gestão. Será que já esquecemos tudo isso? Ou será que preferimos continuarmos caladas e calar também nossos colegas que acabaram de entrar na universidade? A mudança é necessária e mais do que conhecimento e reconhecimento nacional e internacional, precisamos de uma gestão competente, séria, comprometida e que tenha o olhar voltado para a graduação e não somente para a pós-graduação.
Convido minhas colegas de curso a protestarem comigo e escolher a democracia, a diversidade a transparência e mais do que isso, convido a mudarem esta situação para que nossas colegas dos anos posteriores possam sentir mais orgulho de seu curso, menos impotência, menos indignação. Convido todas à expressarem nossa vontade de ser ouvidas (os) no dia 31/08 por meio de nosso voto na chapa democracia”
COM O FIM DE ESTENDER ESSE CONVITE A TODOS OS QUE FAZEM ESTE SETOR: PROFESSORES, TÉCNICOS, ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO É QUE NÓS, PROFESSORES ABAIXO ASSINADOS, DIZEMOS:
- EU APÓIO ANDREA E DEISE PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA, PLURAL E RESPONSÁVEL DO SETOR DE EDUCAÇÃO;
Acácia Zeneida Kuenzer; Monica Ribeiro da Silva; Valéria Milena Rorich Ferreira; Rose Meri Trojan; Ângelo Ricardo se Souza; Laura Ceretta Moreira; Nádia Gaiofatto Gonçalves; Gilberto de Castro; Ana Lúcia Ratto; Lígia Regina Klein; Adriane Knoblauch; Maria Tereza Carneiro Soares; Catarina Moro; Gracialino Dias; Cristina Cardoso; Maria Aparecida Zanetti; Paulo Baptista Silva; Carmen Sigwalt; Noela Invernizzi; Regina Michelotto; Sonia Guariza Miranda; Odilon Nunes; Tânia Baibich-Faria; Gabriela Schneider; Gizele Adriana Maciel Pereira; Gizele de Souza, Rosicler Terezinha Goedert; Susana da Costa Ferreira... e todos os demais professores do setor que têm manifestado seu apoio à CHAPA DEMOCRACIA.
- EU APÓIO ANDREA E DEISE PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA, PLURAL E RESPONSÁVEL DO SETOR DE EDUCAÇÃO;
ResponderExcluir- eu apóio ANDREA E DEISE pela competência, disponibilidade, abertura ao diálogo, maior participação e acesso às informações;
- eu apóio ANDREA E DEISE garantia de qualidade no Curso de Pedagogia e nas licenciaturas: por uma efetiva política setorial de formação e formação de professores;
- eu apóio ANDREA E DEISE por uma política de pós-graduação que assegure a todos os professores condições de inserção nos cursos lato e strictu-senso;
- eu apóio ANDREA E DEISE pela certeza da isonomia na inserção de todos nas atividades do Setor;
- eu apóio ANDREA E DEISE pela certeza do compromisso com uma UNIVERSIDADE SÉRIA, COMPETENTE, DEMOCRÁTICA, RESPONSÁVEL, TRANSPARENTE E SOCIALMENTE REFERENCIADA.
Acácia Zeneida Kuenzer; Monica Ribeiro da Silva; Valéria Milena Rorich Ferreira; Rose Meri Trojan; Ângelo Ricardo se Souza; Laura Ceretta Moreira; Nádia Gaiofatto Gonçalves; Gilberto de Castro; Ana Lúcia Ratto; Lígia Regina Klein; Adriane Knoblauch; Maria Tereza Carneiro Soares; Catarina Moro; Gracialino Dias; Cristina Cardoso; Maria Aparecida Zanetti; Paulo Baptista Silva; Carmen Sigwalt; Noela Invernizzi; Regina Michelotto; Sonia Guariza Miranda; Odilon Nunes; Tânia Baibich-Faria; Gabriela Schneider; Gizele Adriana Maciel Pereira; Gizele de Souza, Rosicler Terezinha Goedert; Susana da Costa Ferreira... e todos os demais professores do setor que têm manifestado seu apoio à CHAPA DEMOCRACIA.