quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Carta aberta - Pedagogia EAD*

Caro/a estudante, docente, tutor/a e coordenador/a de pólo do Curso de Pedagogia EAD:

O Setor de Educação está vivendo um importante momento de decisão: a escolha da nova Direção do Setor. E você tem um papel fundamental neste processo decisório.
Como você sabe, há um compromisso Institucional da UFPR e do MEC na oferta e manutenção do Curso de Pedagogia EAD, que ocupa um espaço importante na democratização do acesso à formação de educadores/as.
O que cabe à Direção do Setor de Educação é garantir as condições de qualidade para que este curso continue a formar profissionais de educação preparados e competentes.

*esta carta foi enviada aos e-mails dos/as alunos/as e coordenadores/as de pólo na semana de 16 a 20 de agosto.

É com este compromisso, portanto, que nos apresentamos a você para que possamos iniciar um diálogo na construção e consolidação de uma proposta democrática a partir dos princípios da diversidade e da transparência, o que significa democratizar as decisões, mas também o acesso aos meios, aos procedimentos e aos conteúdos de nossas ações, além de defender a ampliação dos espaços de decisão e debate.
Nossa chapa foi lançada no dia 28 de abril deste ano e, a partir desta data, realizamos uma série de reuniões temáticas (divulgadas pelo <infocomunidadesetorial>) com a comunidade setorial que geraram, em torno dos princípios acima expostos, o programa que apresentamos agora.
São vários aspectos voltados para os cursos de graduação e especificamente para o curso de Pedagogia EAD apresentamos as seguintes propostas, discutidas no dia 09 de junho:  
  • Garantir a real inserção do corpo docente e discente da EAD nas decisões do Setor, incluindo a operacionalização de formas de participação on-line;
  • Garantir a representação política dos estudantes de Pedagogia EAD, com participação nos colegiados e eleição para a coordenação do curso;
  • Ampliar o acesso aos projetos de ensino, pesquisa e extensão aos alunos da EAD estabelecendo novas formas de produção e orientação através das novas tecnologias, inclusive para cursos de aperfeiçoamento, especialização e processos de formação continuada;
  • Organizar atividades aos sábados nos eventos do Setor (SEPE, SETEPE e outros) para que os alunos de Pedagogia EAD possam participar, além de buscar contatos com as secretarias de educação dos municípios para a incorporação destes eventos em seus calendários escolares;
  • Buscar a profissionalização e o aprimoramento da formação dos professores formadores e tutores dos cursos na modalidade EAD;
  • Estabelecer uma relação mais orgânica entre a comunidade setorial e o curso de Pedagogia EAD, através do uso das tecnologias da informação e comunicação, possibilitando troca de informações e conhecimentos entre estudantes, professores e técnicos dos vários cursos de Licenciatura, presencial e à distância;
  • Criar um fórum permanente de discussão, desenvolvimento de experiências inovadoras e projetos de pesquisa a fim de constituir referências teóricas para os processos de formação e produção do conhecimento, com o uso de novas tecnologias, especialmente softwares livres;
  • Reivindicar junto à Reitoria a ampliação do horário de funcionamento da biblioteca para os sábados, com a realização de atividades culturais e incentivo ao uso deste espaço.
  • Realizar reuniões periódicas entre a Direção do Setor de Educação, os estudantes, professores e tutores dos pólos.

 Além da síntese apresentada aqui, é possível ter acesso ao que foi sugerido em cada uma das reuniões através do endereço http://andreadeise.blogspot.com . Se após conhecer as nossas propostas você considerar que falta alguma coisa, ainda há tempo para contribuir com suas idéias através do nosso blog ou no debate do dia 28/08.
Queremos sua contribuição para a consolidação do Curso de Pedagogia EAD e a efetiva articulação com todo o Setor e a Universidade.

Aguardamos seu contato.
Professoras Andrea Caldas e Deise Picanço 

26 comentários:

  1. Caro Douglas obrigada pela interação, não entendi os motivos que a chapa 1 deletou a página de interação!!! A final este é o verdadeiro canal de debate, e cadê o espírito democrático que tanto se fala?
    No entanto caro Douglas, continuo lamentando que estas e outras posturas de fato não representam o verdadeiro espírito de Universidade que queremos para o futuro deste País. Lamento que a chapa 1 não tenha apresentado propostas concretas ou pelo menos ter tido a humildade de dialogar com respeito o que gostaríamos de debater na oportunidade, ao contrário, tivemos um discurso extremamente desagradável com ataques pessoais e falsas acusações contra as professoras ETIENE e TANIA, isto é lamentável e vergonhoso.

    No mais, espero que o momento seja oportuno para fecundar mudanças e avanços em prol da educação.

    Um abraço, até breve.

    Janete

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Janete, fui ao debate esperando um momento de discussão madura, equilibrada, de apresentação de propostas contundentes, e o que encontro??? Um "paredão" de acusações prontas e, o que é pior, o mesmo cenário do político brasileiro, que utiliza os meios de comunicação, as oportunidades, para levantar acusações, desviar a atenção das pessoas, levando-as a creditar que são salvadoras da pátria. Temos que ficar alertas para este modo de fazer política. É lamentável ver este tipo de ação dentro de uma universidade.
    ATT

    ResponderExcluir
  3. Pessoal este blog está muito bom! Até os opositores a chapa 1 estão preferindo se manisfestar aqui. Viva a Democracia!!

    ResponderExcluir
  4. Janete e ATT:
    As perguntas que a chapa 1 (Andréa e Deise) fez evidenciaram problemas graves na atual gestão do Setor.
    pena que vcs não se incomodaram com o fato da chapa 2 NAÕ TER CONSEGUIDO RESPONDER aos questionamentos, inclusive aqueles feitos pela comunidade universitária.
    por outro lado, a Chapa 1 (Andréa e Deise) respondeu de forma MUITO COERENTE E PROPOSITIVA a todas as questões levantadas, tanto pela chapa concorrente, quanto por docentes, discentes e técnicos.
    essa diferença entre as chapas ficou MUITO EVIDENTE, e por isso a Chapa 1 (Andrea e Deise)foi tão aplaudida pelos presentes.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que contra fatos não há argumentos, mas há explicações. Mas nem explicações a chapa 2 deu.
    Dizer que não foi apresentado propostas é tão falso quanto a política que acusam acima. Apresentação de propostas houve. O que não houve foi a apresentação de COMO faze-las, e isso partiu das duas chapas.
    Eu acho que a política manipuladora é aquela que as pessoas acusam a oposição de coisas que a situação faz. A chapa 2 fica "se defendendo", usando isso para ganhar votos, e acaba fazendo o que mais critica, que é acusar. Para mim, os erros apresentado pela chapa 1, foram fundamentais para saber aonde eu estou. Afinal de contas, a DEMOCRACIA, não existe sem uma oposição, e a política se torna mais suja quando um grupo de pessoas quer empurrar a sujeira pra debaixo do tapete.

    JANETE, o outro tópico, ao qual você se referiu, está na outra página (em blogs, as notícias velhas vão passando para outras páginas).


    Douglas Silvestre
    1º ano - Pedagogia-M

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Douglas, o debate foi bastante interessante para observamos qual é o tipo de Democracia que nos está sendo apresentada,e a que esta sendo representada,pois na gestão vigente os alunos nem conhecíam a diretora do setor, até começar a campanha.
    Agora pós debate a chapa 2 resolve voltar para as salas de aula,dizendo que foi caluniada,querendo se justificar,depois de 4 anos em gestão a direção do setor acha por bem aparecer nas salas de aula para explicar o que não foi feito.
    E gostaría de lembrar que não é o currículo das candidatas que vão decidir o futuro do setor,em questões políticas a carreira profissional acadêmica é apenas um detalhe perante o saber e o fazer Democrático!

    ResponderExcluir
  7. Sobre a questão do currículo acima citada, a professora Ettiene não é "academicamente produtiva", se é que podemos usar esses termos. Ela NÃO está vinculada à linha de pós graduação, pois a linha à qual estava vinculada deixou de existir exatamente por falta de publicação. Não acho que produzir artigos assegura uma boa gestão, mas usar esse argumento para "acusar" a outra chapa no debate é no mínimo estranho.

    ResponderExcluir
  8. Será que os alunos de Pedagogia viram a proposta dessa chapa para os alunos das licenciaturas? Democratizar o Laboratório de Informática de Pedagogia - que hoje é exclusivo e pouco democrático- para compartilhar com os alunos das 19 licenciaturas que o Setor de Educação atende.
    Vai ser uma festa!
    Quero ver sobrar espaço para os estudantes de Pedagogia. Lembrem-se que os alunos das licenciaturas já tem um Laboratório no seu Setor e os de Pedagogia só têm esse.

    ResponderExcluir
  9. Veronica...
    qual é o problema? você não acha que abrindo o laboratorio de pedagogia pode abrir a possiblidade dos laboratorios das licenciaturas (pelos menos da reitoria) também abrirem seus espaços para alunos da pedagogia e outros cursos? veja o laboratório de letras no décimo andar. Os laboratórios deveriam ser públicos de fato. Pq um aluno de quimica ou biologia não pode usar os laboratórios na reitoria? ele não é aluno tb?
    Vamos parar de nos proteger dos outros... lembre que na escola (mundo real), pedagogos e licenciados têm que trabalhar juntos...
    Hábraços

    Lívia- mestrado PPGE

    ResponderExcluir
  10. Concordo coma Lívia, eu mesma já utilizei o laboratório de Letras no décimo andar e ele não estava lotado por ser abeto à outros cursos(não sei se ele ainda está aberto para os outros cursos). Também já utilizei laboratórios no poli que são abertos à comunidade universitária e nenhum estava lotado. Sempre achei um absurdo ter que acompanhar amigos da licenciatura ou de outras áreas para que eles pudessem utilizar computadores que são, para além do Setor de Ed., da Universidade.
    E já que estamos falando neste assunto, gostaria muito de saber o porquê que os alunos do Mestrado têm que pagar 20 centavos nas impressões no laboratório, preço mais alto do que o da papelaria (que obviamente tem fins lucrativos) na frente da Reitoria.

    Paula - mestrado.

    ResponderExcluir
  11. Ola a todos
    Estamos muito felizes que este este pequeno espaço aberto no blog da nossa chapa esteja propiciando um debate tão rico! Sejam benvidos os apoiadores da chapa da atual gestão, pois este espaço é realmente um espaço da democracia, onde todos podem se manifestar. Este é só um exemplo do que pretendemos implementar na nossa gestão do Setor, quando além dos espaços de debate freqüentes através das plenarias setoriais pretendemos ter uma página do Setor que propicie este diálogo ágil.
    Estamos de fato começando um novo tempo no Setor de Educação! Viva a DEMOCRACIA!
    Andrea Caldas e Deise Picanço

    ResponderExcluir
  12. PEDAGOGIA E DEMAIS CURSOS DE LICENCIATURA
    Quanto às preocupações levantadas pela professora Veronica Branco esclarecemos que sim, pretendemos fazer com que o curso de Pedagogia saia do seu isolamento academico. Queremos que o Setor de Educação seja reconhecido institucionalmente, como já foi em outros tempos, comom o Setor de todas as licenciaturas e para isso precisamos construir espaços de efetiva integração entre todos os licenciados, como por exemplo atividades de formação, extensão e cultura; possibilidade de que nossoas alunos façam optativas em outros cursos e vice-versa e a integração do uso do laboratório de informática, a partir da sua expansão. Contamos com verbas para isto e temos certeza de que poderemos ter suplemento de verbas para tão importante iniciativa. Até porque temos de praticar a integração entre pedagogos e professores desde já.
    Isto significa verdadeiramente vivenciar um ambiente universitário!
    Andrea Caldas e Deise Picanço

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a Andrea e a Deise, é necessario esta interação, pois estando dentro do mesmo prédio da reitoria nós da pedagogia nos sentimos estranhos no ninho, onde nos andares de Desing, Letras e Historia tem toda uma estrutura diferenciada, nós da pedagogia temos uma estrutura precaria. Quanto ao laboratorio eu acho um absurdo outros cursos não poderem utilizar, deve ser ampliado sim e liberado o uso para outros cursos, tive uma situação muito chata que meu primo que é aluno do curso de Administração do Campus Jardim Botanico, estava comigo e não pode utilizar o laboratorio. É claro que eu também preferi não utilizar, e acabamos indo em uma lan, isso não pode acontecer precisamos de uma interação com os alunos dos outros cursos em geral, afinal todos somos alunos da UFPR, independente de curso e campus...

    Claudia Carvalho
    3º C - Pedagogia

    ResponderExcluir
  14. Como aluna da pedagogia queria deixar aqui a minha NOTA DE PROTESTO.

    Mais do que uma nota de protesto quero deixar sair a minha voz que ficou calada nestes tão próximos quatro anos de graduação. Protesto contra o descaso com as necessidades básicas de nós graduandos, protesto por ter que muitas vezes deixar de usar o banheiro pela falta de condições de uso, ora quebrado, ora sem papel, ora fechado sem motivo. Protesto pela indignação de não ter nossos pedidos atendidos, nossos artigos escritos em vão sem nunca terem sequer a possibilidade de uma publicação. Protesto porque sinto vergonha de mostrar aos meus amigos e familiares o lugar onde estudo, que tão caro me custou a entrada enquanto vestibulanda. Protesto por não ter acesso as informações do meu setor de educação, porque o nosso site parou no tempo assim como parou no tempo a gestão do setor. Protesto porque queria poder caminhar pelos nossos corredores sem ter que desviar os entulhos de móveis velhos.Protesto porque o que nos ensinam como alunos de pedagogia , sobre a importância de uma planejamento pedagógico de uma gestão democrática e etc, passa longe do dicionário da atual gestão.
    Será que já esquecemos tudo isso? Ou será que preferimos continuarmos caladas e calar também nossos colegas que a acabaram de entrar na universidade? A mudança é necessária e mais do que conhecimento e reconhecimento nacional e internacional , precisamos de uma gestão competente, séria, comprometida e que tenha o olhar voltado para a graduação e não somente para a pós-graduação.

    Convido minhas colegas de curso a protestarem comigo e escolher a democracia, a diversidade a transparência e mais do que isso, convido a mudarem esta situação para que nossas colegas dos anos posteriores possam sentir mais orgulho de seu curso, menos impotência , menos indignação.Convido todas à expressarem nossa vontade de ser ouvidas (os) no dia 31/08 por meio de nosso voto na chapa democracia.

    ResponderExcluir
  15. hahahah até a Professora Veronica Branco veio aqui no blog para escrever. Sabem por que? Lá no bog da atual gestão quase não tem movimento. Sabem por que? Democracia não se inventa de uma noite para outra. Elas - atual gestão - não foram democra´ticas. Portanto nao consegume fazer o que este blog esta fazendo aqui - trazendo até a outra chapa participar! hahahhaa
    Viu, professoras Andréa e Deise, vcs podiam qdo forem diretoras fazer um blog da gestão. Aí os alunos poderão escrever sempre e tal...Vcs viram que ja tem talento pra coisa!

    Aluna d Pedagogia 4º anos

    ResponderExcluir
  16. Profª Monica Ribeiro28 de agosto de 2010 às 22:07

    Me dirijo a todos, mas em especial à postagem que começa com "Como aluna da pedagogia queria deixar aqui a minha NOTA DE PROTESTO". Quero dizer que sua carta, bem elaborada e escrita, me sensibilizou. Digo sempre aos meus alunos: lutem para ter um curso de qualidade, pois vocês LUTARAM para entrar na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, merecem tê-la plenamente, não aos pedaços. Como professora há 16 anos neste Setor, posso dizer que você expressou de forma madura e segura exatamente o que eu sinto: o abandono, o descaso, a ausência.... Sim, protestem, manifestem esse protesto de forma madura e seguro pelo voto...a força da mudança está neste momento, desta forma...O que pensamos e exteriorizamos são formas de resistência...como diz Theodor Adorno: "Quem pensa impõe resistência"! Obrigada pela contundência e ao mesmo tempo ternura de suas palavras. Monica.

    ResponderExcluir
  17. E-mail enviado para os alunos de Pedagogia pela chapa concorrente

    "Prezado (as) Estudantes do Curso de Pedagogia do Setor de Educação
    Pedimos licença para encaminhar-lhes nossa Pré-Proposta de Gestão 2010-2014 – Conhecimento, Construção e Participação.
    Convidamos a todos(as) a participarem da eleição no próximo dia 31.08.2010 - 3ª feira.
    Vocês podem contribuir com nossa Pré-Proposta, enviando-nos suas manifestações pelo e-mail e/ou postando seus comentários,críticas e proposições no nosso Blog!
    Um abraço

    Curitiba, 28 de agosto de 2010.

    Ettiène & Stoltz"

    ResponderExcluir
  18. Minha resposta ao e-mail acima:

    Boa noite, professoras Ettiene, Tania e demais colegas da Universidade Federal do Paraná!

    Respondendo ao e-mail, gostaria de saber: como conseguiram este endereço eletrônico? Pelo visto estão utilizando dos nossos dados, disponibilizados na coordenação, para enviar suas propostas. Isso não seria tão grave se, no decorrer dos 4 anos que estou na faculdade, esta via tivesse sido usada para informar os alunos sobre as "tão faladas mudanças e ações" que a senhora Ettiene, Tania e vice-diretora andam divulgando aos quatro ventos pela Universidade, agora que estão em campanha. Por acaso esta via também foi disponibilizada para a chapa DEMOCRACIA? Tenho certeza que não, pois esta palavra, DEMOCRACIA, é algo que vocês só conhecem entre seus pares.
    Apesar de termos o mesmo nome, registro neste momento que estamos em lado opostos e, até terça-feira, acionarei todos os meus contatos entre os alunos em prol da chapa DEMOCRACIA.
    Peço que vocês, responsáveis pela outra chapa, continuem com essas atitudes, pois assim não nos enganam. Podem ter conseguido ludibriar os alunos da Educação a Distância, pela própria condição da não frequência constante no prédio da Universidade, pelo tempo de convívio (dois anos) e pela "lavagem cerebral" que as professoras Veronica e Sonia se disponibilizaram a fazer (isto me foi dito hoje, por alunos de diferentes polos).

    Boa sorte para a chapa de vocês pois, com os alunos do presencial, que não se deixam enganar, terão mais dificuldade de "comprar" com falsas palavras os votos.

    Um abraço aos colegas, lembrando que devemos fazer a DEMOCRACIA nesta eleição.

    Etienne.

    ResponderExcluir
  19. Nunca fui de me meter em política, mas meu sangue está fervendo com toda essa politicagem em que estamos envolvidas, é política na TV, no rádio, na faculdade... em todos os lugares, e é tudo sempre a mesma coisa, uma rede de mentiras, de falsidades e enganações, acho que está na hora de darmos um basta em tudo isso e não aceitar as situações de maneira passiva e calada, tá mais do que na hora de falarmos o que pensamos e sentimos.

    Não ouvimos os 4 anos da nossa faculdade que a UFPR forma cidadãos críticos? Então, está mais do que na hora deles provarem do próprio veneno (rs), vamos colocar em prática tudo aquilo que aprendemos na teoria!

    A Democracia deve começar em cada um de nós, no ambiente em que estamos, só assim conseguiremos mudar o mundo à nossa volta!! E no que depender de mim, estou fazendo a minha parte para mudar!!!!

    ResponderExcluir
  20. Sou aluna do curso de Pedagogia EaD e gostaria de salientar que em nenhum momento fui ludibriada e tão pouco permiti uma “lavagem cerebral” pela coordenação do curso. Possuo um curso de graduação presencial, uma especialização e uma carreira no magistério que já soma mais de uma década. Reitero que esta formação não se restringe somente a mim, mais muitos colegas que estão cursando pedagogia EaD já possuem outra graduação e acredito tem maturidade e vivência suficiente para não se deixar enganar por ninguém. Coloco ainda que, em nenhum momento recebemos mensagens eletrônicas, material de campanha ou sequer a visita da chapa da professora Ettiene. Ao contrário, vocês nos visitaram no polo de Colombo (21/08), entregaram material de campanha e colocaram as suas propostas. Não estou reclamando, mas vocês deverão concordar que não foi nenhum pouco democrático, haja vista que a outra chapa não estava presente. Não tivemos contato com as professoras Sonia e Veronica desde o último encontro presencial na UFPR (dia 31 de julho), sabemos que a campanha iniciou-se no dia 08 de agosto e somente voltamos à universidade no último sábado para a eleição, portanto, não sei como seríamos “ludibriados” pela coordenação do curso. Decepciona-me ler em suas palavras a discriminação e a desvalorização em relação aos alunos do curso EaD, logo vocês que defenderam os alunos nos debates realizados e focaram várias vezes a igualdade de condição de aluno, independentemente de ser presencial ou EaD. “Ouvir” a mensagem de que somos “tapados” que nos deixamos enganar e que vendemos nosso voto, realmente é um paradoxo em relação aos pilares de sua campanha: não é ético, não trata de participação, pluralidade, diversidade e sequer é democrático. Isso só vem a validar e transparecer o discurso que soa pelos corredores do setor de educação e que sentimos nos últimos dias, que só perceberam nossa presença quando ganhamos democraticamente o direito de votar. Realmente espero que os alunos do presencial sejam mais espertos que nós, pois é isto que se espera de jovens que passaram há pouco tempo pelos bancos de nossas escolas, onde nós fomos professores formadores de opinião, onde buscamos ensiná-los o verdadeiro sentido das palavras cidadania e democracia, pois assim poderemos dizer que eles aprenderam alguma coisa do que tão humildemente ensinamos.
    Sandra, aluna do curso do segundo ano de pedagogia EaD (Colombo)

    ResponderExcluir
  21. Os relatos que ouvimos de alunos da Pedagogia EaD, antes e depois do debate, demonstram que houve sim forte defesa (para não dizer doutrinação, coerção) da chapa 2 nos pólos, por parte das coordenadoras do curso e da presença de candidata dessa chapa (2), e mais que essa defesa, houve forte crítica e censura à chapa 1, inclusive com boatos infundados que já foram exaustivamente explicados nos debates e neste blog. Tanto, que a expressão "lavagem cerebral" partiu de falas de alunos da Ead.

    ResponderExcluir
  22. Amiga da EaD, o que o os olhos não vêem o coração não sente, os alunos do curso presencial são testemunhas da incompetência da atual gestão e sentem na sua formação as consequências disto.

    ResponderExcluir
  23. Sou aluna do 3º ano e venho assistindo essa movimentação com muita emoção, NÃO VEJO A HORA DE VOTAR! Acho que esse foi um dos maiores benefícios que tivemos, pois essa disputa calorosa, a qual presenciamos, foi um momento histórico na UFPR, alguns anos atrás ouvi um amigo falar: "...essas meninas da pedagogia são fogo..." no sentido de que quando estamos unidas fazemos a diferença!!! E agora pudemos perceber isso... A EaD já votou, seja como foi que isso aconteceu (coagidas, doutrinadas, ou não) "LAVAGEM CEREBRAL" a parte, agora é nossa vez!!! Amanhã Vamos votar na DEMOCRACIA. Não podemos ter medo de mudança, se após quatro anos da atual gestão surge este incomodo, é porque alguma coisa não está legal, não estamos contentes, por isso faça valer seu direito e USE SEU BOM SENSO...FAÇA A DIFERENÇA, VOTE DEMOCRACIA.

    ResponderExcluir
  24. Estive sábado na UFPR panfletando a favor da chapa Democracia e me pergunto: se as alunas não foram intimidadas, influenciadas etc etc pq tanta hostilidade para com os professores e alunos que estavam lá em prol da chapa democracia? Desculpe-me Sandra, mas em seu relato acima fica claro q vc realmente não conhece as professoras q estão a frente da chapa 1.

    ResponderExcluir
  25. Acho bem democrático este blog manter as manifestações da comunidade acadêmica, ainda que em algumas foram para fazer críticas e acusações contra. Eu apoio a chapa DEMOCRACIA, e portanto, não posso deixar de tornar público os absurdos que ouvi hoje na universidade. A tal história do papel higiênico(a falta dele), virou até motivo de chacota!A piada tem de ter o tom da atual gestão, satírica!! Ela (Ettiene Guérios) só pode estar zombambo da nossa cara, quando a Excelentíssima Doutora e Diretora e Coordenadora e Orientadora e Conselheira e blá blá blá de títulos dessa senhora, entra no banheiro do 7° andar, aponta para um varal ridículo de papel higiênico e diz para a zeladora: "Não entendo porque elas reclamam tanto da falta de papel, olha isso!". Como se fosse uma glória tal fartura de papel, e como que isso fizesse parte do nosso cotidiano! CARA DE PAU...é claro que ela não entende, visto que só circula pelos corredores agora na época da sua campanha. Aliás, eu estou no 4º ano, e só a vi no dia da semana do calouro...e NUNCA MAIS!!
    Isso foi relatado por uma colega da minha turma, que sentiu-se constrangida, para não dizer chocada, com tal comentário, que não soube o que dizer, e tão somente voltou pra sala de aula indignada! Ah se eu estivesse lá!! Mas a história não acaba aí, hoje eu e minhas colegas, ao entrármos no banheiro e rirmos do tal varal de rolos de papel (sim, a situação é cômica), fomos "censuradas" pela zeladora, quando esta disse em alto e bom tom: "Vocês não sabem o que estão falando, sempre teve papel aqui!" Hahahhahahahaa...SEMPRE?? Pois bem, somos inteligentes e decidimos não prolongar a discussão...continuamos a ouví-la e a justificativa foi mais ridícula do que o tal varal! Ela disse que o motivo para tanto papel, era que, o 2º e 5º andar estavam sem papel, e por isso, tinha bastante ali para eles usarem também! Ora, é só dividir o estoque para cada andar. Ou o serviço da limpeza se divide por setores e departamentos? Ou precisa de licitação para tirar de um banheiro e colocar noutro? E mais, quem é que sabe que na falta de papel no 2º e no 5º, é só ir até o 7º, que lá tem aos montes?? Tem plaquinha lá indicando isso?
    MEU DEUS...eu é que fiquei chocada agora! Sabe porquê? Isso revela a postura de desorganização e falta de planejamento da atual gestão.Bom, também não poderia ser diferente, tendo em vista que a atual gestão desconhece o que se passa em nossa vida acadêmica, tampouco faz questão de ouvir nossas reivindicações! Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  26. Anônimos reitero aqui que estou me referindo a mensagem postada no blog onde fomos considerados como sendo sem opinião própria e manipulados, de forma alguma estou fazendo uma crítica pessoal as professoras da chapa democracia, realmente não as conheço, tivemos o prazer de conhece-las no polo, pelos corredores da universidade e por este blog. Se elas tiveram a infeliz ideia de usar as palavras dos alunos para generalizar todos os estudantes de EaD, vamos concordar que foi um erro. Pois o contexto deve sempre ser considerado nestas ocasiões. Tenho que discordar quando dizem que o que os olhos não vêem o coração não sente pois somos EaD somente na modalidade pois muitos moram em Curitiba, são ex-alunos da UFPR, enfim, são tão presentes quanto os alunos do presencial. Diria que, se a gestão for incompetente tanto os alunos do presencial quanto os alunos da EaD serão prejudicados, afinal somos todos ALUNOS. Se vocês chamam de doutrinação pedir voto, isso aconteceu por parte das duas chapas não somente pela chapa adversária. Outra coisa eu não fui hostil com ninguém que estava nos corredores, cantina e dependências da universidade, pelo contrário, converesei com todos, inclusive disse à professora Andrea que se forem vitoriosas na eleição, nós alunos da EaD temos todos os compromissos prometidos guardados para cobrar sim, se caso não sejam efetivados. Pode ser que você tenha sentido isso por parte de algumas pessoas devo reconhecer que esta é uma disputa de gigantes, porém, espero de coração, que vença quem vencer devemos sempre lembrar que um dia podemos ser pedra e no outro ser vidraça, devemos aceitar que faz parte da democracia conviver com ideais e objetivos contrários aos nossos, mas em prol do bom andamento das coisas, devemos manter o bom senso e conversar, argumentar. Estive hoje na UFPR e senti que as coisas estão chegando no limite máximo do tolerável, mas vocês professores desta universidade devem lembrar que a eleição termina amanhã mas a vida acadêmica segue seu percurso e vocês ainda irão se encontrar nos corredores, elevadores ou até mesmo dividir o mesmo espaço em uma sala. Nós professores temos o grande defeito: achar que sempre sabemos tudo e o que pensamos está sempre certo. Enfim, espero que ao olharmos para trás digamos realmente valeu a pena. Boa sorte!
    Sandra (pedagogia EaD)

    ResponderExcluir