A Universidade pública brasileira tem tido, historicamente, um papel relevante na produção do conhecimento. Porém, tão importante quanto isto é o lugar que a universidade pública ocupou na luta pela democracia e pela justiça social.
A Universidade é um espaço de troca de idéias, de experiências, de reflexão sobre o mundo que a cerca. Daí a importância de uma articulação mais orgânica entre as diversas instituições acadêmicas e da sociedade civil no debate das políticas educacionais atuais e na construção de propostas para a formação de educadores/as e pesquisadores/as da área educacional.
Neste momento de escolha de uma nova direção para o Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, declaramos aqui nosso apoio à chapa Democracia- Participação, Pluralidade e Diversidade, porque vemos nela o compromisso com a inserção da universidade na sociedade e com o desenvolvimento de uma política acadêmica e institucional pautada pelos princípios da democracia, da diversidade e da transparência, o que significa democratizar as decisões, mas também o acesso aos meios, aos procedimentos e aos conteúdos das ações, além da ampliação dos espaços de decisão, debate e representação política dentro e fora do próprio Setor.
Queremos nos somar ao esforço de fortalecimento da representatividade do Setor de Educação, por meio da qualidade de sua participação interna e externa e da sua produção de conhecimento.
Acácia Z. Kuenzer (UFPR/Ex-diretora do Setor de Educação); Afrânio Cattani (USP); Antônio Cabral Neto (UFRN); Benno Sander (UFF/Presidente da ANPAE); Carlos Alberto Faraco (Ex-reitor da UFPR); Dalila Andrade Oliveira (UFMG / Presidente da ANPED); Eliza Bartolozzi (UFES); Emir Sader (USP e UERJ); Gladys Barreyro (USP); Isabelle Fiorelli Silva (UEL); Jefferson Mainardes (UEPG); José Henrique de Faria (Ex-reitor da UFPR); José Marcelino Pinto (USP); Juca Gil (UFRGS); Leda Scheibe (UFSC); Lívia Maria Fraga Vieira (UFMG/GT de Crianças de 0/6 anos da ANPED); Lisete Regina Gomes Arelaro (Diretora da Faculade de Educação da USP); Magna França (UFRN); Márcia Angela Aguiar (UFPE/Expresidente da ANPED; Maria Angélica Minhoto (UNIFES); Maria Lucia Accioly T. Pinto (UFPR/Exdiretora do Setor de Educação); Maria Odette de Pauli Bettega (UFPR/Ex-diretora do CEAPE); Nalu Farenzena (UFRGS); Nora Krawczyk (UNICAMP); Romualdo Portela de Oliveira (USP); Paulo Ricardo B. Guimarães (UFPR); Rosana Evangelista da Cruz (UFPI); Rosana Gemaque (UFPA); Rubens Barbosa de Camargo (USP); Sandra Zákia (USP); Silvana Aparecida de Souza (UNIOESTE); Theresa Adrião (UNICAMP); Regina V. Gracindo (UNB, Diretoria da ANPED e Conselheira do CNE) e Teise de O. G. Garcia (USP-RIBEIRÃO PRETO).
Qualquer pessoa do âmbito acadêmico, no campo da Educação (mas não somente) reconhece a relevância e a importância dos professores, pesquisadores e educadores que assinam esse Manifesto.
ResponderExcluirPessoas que, com certeza, não explicitariam seu apoio a quem não compartilhasse, como eles, de um ideal de Universidade de fato pública, democrática e de qualidade.
Parabéns às professoras Andréa Caldas e Deise Picanço, que tiveram suas trajetórias acadêmicas e profissionais, e suas propostas e princípios para essa eleição, APOIADOS por nomes tão relevantes no cenário acadêmico brasileiro.