A contrução coletiva de projetos que visem a defesa da Universidade Pública deve ter o apoio de todos que defendem um ensino de qualidade. Prof Dra Katya Picanço, UTFPR, campus de Ponta Grossa
Andréa e Deise os princípios e o programa que vocês apresentam e defendem, trazem ideais éticos e democráticos que com certeza contribuirão para aperfeiçoarmos coletivamente o Setor de Educação. Contem com meu apoio e empenho em defendê-los e em participar dessa construção Nadia G. Gonçalves DTPEN/PPGE/UFPR
Infelizmente não tenho conseguido participar da campanha mais assiduamente, mas, com certeza apoio. Em suas propostas vocês traduziram o que eu como aluna do curso de graduação em Pedagogia senti falta e continuo sentido na pós. Ana Paula, mestranda.
A necessidade urgente de ações que fortaleçam a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão; da transparência e caráter coletivo das decisões; de um Setor de Educação reconhecido e respeitado, dentre outros, me fazem votar em Andréa e Deise; mas, acima de tudo, a certeza da competência, seriedade e defesa de uma proposta de Universidade pública e socialmente responsável: ANDRÉA E DEISE - MEU VOTO É DE VOCÊS! Monica.
Caras colegas: meu voto é de vocês pela competência e seriedade e, a cima de tudo, por uma proposta que direcione o setor para a defesa da universidade pública, democrática, com maior transparência. Este papel cabe, sem dúvidas, aoSetor de educação e VOCÊS trazem a possibilidade para que possamos construir um setor mais atuante, respeitado e digno.
Caras colegas: meu voto é de vocês pela competência e seriedade e, a cima de tudo, por uma proposta que direcione o setor para a defesa da universidade pública, democrática, com maior transparência. Este papel cabe, sem dúvidas, aoSetor de educação e VOCÊS trazem a possibilidade para que possamos construir um setor mais atuante, respeitado e digno.
Sinto-me segura e animada ao defender a candidatura de Andréa e Deise à chefia do Setor de Educação da UFPr. São pessoas com uma trajetória de extrema competência e comprometimento no contexto dos ideais, práticas e desafios próprios da democracia e da democratização da universidade. Ressalto também as qualidades de ambas para a melhor defesa possível do setor de educação junto às demais instâncias constitutivas da universidade, um jogo fundamental no exercício dessa função, pesado e difícil, para o qual é necessário consistência argumentativa, clareza, capacidade de negociação, envolvimento dos coletivos constitutivos do setor, dentre outras habilidades que elas tão bem vêm expressando ao longo de suas trajetórias na universidade. E tudo isso com muito bom humor, criatividade, antenamento com as questões do nosso tempo e agilização dos necessários encaminhamentos! Avante, junto com Andréa e Deise! Ana Lúcia Ratto (Deplae).
Sou simpatizante desta chapa pela competência, ética e transparência das candidatas. Mulheres valorosas, profissionais competentes, politicamente engajadas, defensoras e construtoras de uma educação de qualidade, nosso anseio maior. Pela clareza das propostas, pelo perfil e acima de tudo, pela capacidade, meu apoio incondicional para vocês duas, Andréa e Deise. Grande beijo e contem comigo!
Com muita convicção sou apoiadora da Chapa DEMOCRACIA - PARTICIPAÇÃO, PLURALIDADE E DIVERSIDADE. Aqui estão presentes o compromisso político e a condição teórica capazes de construir uma direção democrática e participativa do Setor de Educação. Bom trabalho, boa campanha e contem comigo sempre! Beijo Ana Tereza - Pedagoga, Especialista em Políticas Educacionais pela UFPR e Assessora da APP-Sindicato
Eu apoio incondicionalmente a chapa DEMOCRACIA: PARTICIPAÇÃO, PLURALIDADE E DIVERSIDADE, composta pelas professoras Andréa Caldas e Deise, por conta do trabalho que realizam junto à educação pública, em especial, a professora Andréa, pelo compromisso ético e político na construção de um Setor de Educação, verdadeiramente democrático. Contem comigo!!! Aline Chalus Vernick Carissimi - Mestranda em Educação/ UFPR - Diretora do SISMMAC
Apoio a candidatura de Andréa/Deise porque se sustenta em um projeto de universidade pública, de gestão democrática, de uma participação efetiva do Setor de Educação no conjunto da UFPR, de uma articulação com as faculdades de educação de outros centros universitário. Além disso, se sustenta na capacidade pessoal que ambas tem de seriamente ouvir e considerar o que os outros tem a dizer, qualidade imprescindível em um dirigente público. Tais Tavares Professora DEPLAE
A candidatura das professoras Andréa e Deise representa o retorno da participação dos movimentos sociais ao setor de educação da UFPR. Obsoleto e destacado da realidade das escolas, o setor de Educação pode voltar a ter a efervescência dos anos 1980, quando esse setor estava presente nas lutas pela democratização do país e pela educação de qualidade. Contem com todo o meu apoio. Giselle Christina Corrêa ex-aluna do mestrado em educação, professora, assessora da APP-Sindicato.
A candidatura das professoras Andréa e Deise, representa a "abertura" do Departamento, aos professores e funcionários da educação básica,bem como, de toda a classe trabalhadora,pois, temos certesa, que as nossas experiências do dia a dia na educação, vão retornar a serem ponto de partida para a sistematização do conhecimento educacional. Contem com meu apoio!!!!
Eu apoio as professoras Andrea e Deise porque isso é apoiar a democratização da Universidade Pública. Apoio Andrea e Deise pela aproximação da Universidade aos movimentos sociais, pela quebra do monopólio do conhecimento, pelo compromisso político que a Universidade deve ter com a construção de uma sociedade justa, solidária. Entendemos que a excelencia acadêmica deve aliar-se a excelência política de entender que o conhecimento produzido pela academia só tem sentido se reverter em melhorias das condições de vida do nosso povo. Apoio Andrea e Deise porque a Universidade tem que fazer política, tem que ser o espaço da política, um espaço qualificado de se fazer política. E fazer política é ouvir o outro, os "outros" que vivem e que lutam cotidianamente por um mundo melhor... Apoio Andrea e Deise porque, como elas, sabemos que a ciência não é neutra, que o conhecimento não é neutro, e quem apregoa a "neutralidade" da academia, na verdade já fez sua escolha política e ideológica pelo conservadorismo, pela elitização. Apoio Andrea e Deise porque o diálogo permanente com os movimentos sociais - negros, indígenas, de mulheres, de diversidade sexual, sindical, do campo e tantos outros, é que darão cada vez mais legitimidade e representatividade para as lutas em defesa de uma Universidade Pública que se articule permanentemente com a Educação Básica das redes públicas de ensino.
Professora Janeslei Secretaria Educacional da APP-sindicato
Apoio as Profs Andréa e Deise em função da proposta de transparência, diálogo e participação que precisa permear a gestão do setor de Educação. Mª Fernanda - Pedagogia - 4º ano
Apoio a candidatura das professoras Andréa e Deise! Penso que a Universidade precisa de experiências de gestão mais democráticas, como a que as candidatas estão propondo, com compromisso em relação ao espaço público, de forma articulada à Educação Básica e à sociedade civil, a fim de construir coletivamente perspectivas voltadas à transformação da sociedade. Ana Lorena Bruel - ex-aluna da UFPR, pedagoga da rede municipal de ensino de Curitiba, membro da diretoria do SISMMAC
Eu sempre tenho um critério definitivo para decidir em quem eu voto: quem está a fim de dialogar! As possíveis soluções para os problemas do Setor de Educação, da UFPR e da educação brasileira só ficam ao nosso alcance quando nos dispomos a dialogar com os professores, técnicos, alunos e sociedade. Esta chapa fará uma revolução no Setor de Educação, em especial porque toma a democracia e o diálogo, simultaneamente, como princípio e método. Contem sempre comigo!
boa noite, gostariamos de dar nossa opinião sobre a universidade que estamos estudando, quando vimos o jornal da campanha de vocês deu para nós uma oportunidade de nos expressarmos. Gostariamos que tratassem o calouro com respeito, por exemplo, se exigem que nós façamos 300 hs de optativa, devem nos dar oportunidades para que possamos conclui-las. Logico que voces tem que tratar os veteranos com respeito, mas nós temos um longo caminho nesta universidade, portanto devenos ser insentivados a partir do primeiro ano e nao só na hora de nossa formatura. A universidade nos ensina a trabalhar com a sociedade mas não consegue trabalhar com os alunos dentro da universidade.
Amanda, Edmar, Debora, Angela, Daniele e Ana Paula.
Eu apoio a candidatura das professoras Andrea e Deise, porque a direção de qualquer setor, mas principalmente da Educação deve acontecer de baixo pra cima, ou seja, ouvindo as partes mais interessadas (no caso os alunos de Pedagogia) para realmente fazer uma gestão democrática. E não é o que vemos acontecendo na atual gestão, pois muito me indignei ao ouvir a atual diretora entrar no anfi 100 (quando foi apresentada a proposta de mudança de campus) e dizer que não sabia que estariam "todos" ali (referindo-se aos professores que lá estavam). Ela deveria ser a mais interessada em que todos estivessem presentes e se inteirassem da proposta. Isso mostra claramente que a atual gestão vem acontecendo de cima para baixo. É preciso descer do pesdestal e ouvir as reivindicações dos maiores interessados do setor - NÓS, os estudantes!!!
Apoio a candidatura das Profs Andréa e Deise, por acreditar que é necessário uma nova forma de pensar o setor da educação na universidade. Uma área tão ampla deve estar atenta para as demandas internas, no que diz respeito a formação de seus alunos, e às externas, no que concerne ao seu papel social.
Apoio a candidatura das profs Andréa e Deise, pois não há espaço para uma gestão atual que não preza pela transparência e diálogo. Para que as regras sejam compreendidas, faz-se necessário uma clareza na adoção de critérios que orientam as decisões.
Eu apoio a candidatura das profs Andréa Caldas e Deise Picanço, pois eu quero mudanças. Democratização do Setor de Educação, melhores políticas de gestão, maior preocupação com os discentes e, principalmente, comprometimentto com a QUALIDADE DE ENSINO. Douglas Silvestre - 1º de pedagogia
Uma gestão democrática e transparente é fundamental para fazer do setor de Educação da UFPR um exemplo para as escolas publicas do Paraná. Por ser este o objetivo desta chapa, eu apoio.
Esse período de preparação do programa de forma aberta, bem organizada, aberta às sugestões e críticas e com elaborada sistematização revela, mais uma vez, a capacidade de gestão aliada à postura de diálogo e democrática.
Eu apoio Andréa e Deise pela competencia, pela postura democrática e pela historia que viveram e vivem em defesa da escola pública e do direito de todos a educação.
Votarei em Andrea e Deise, porque suas trajetórias de vida e especialmente a forma como construíram sua proposta de gestão para o setor de educação, me convenceram! Votarei em Andrea e Deise porque desejo um setor de educação vinculado aos movimentos sociais e atento para sua função na democratização da sociedade paranaense!!!! Votarei em Andréa e deise porque o setor de educação precisa de movimento, ciclos de debate, de vínculo á escola pública!!!
Diana Abreu professora da rede Municipal de Ensino/doutoranda em educação/UFPR
Apoio Andrea e Deise, porque me recuso a abandonar o sonho de uma sociedade justa e livre para todos! Com vocês no Setor da Educação, renova-se a esperança do compromisso da UFPR na luta pelo direito à educação de qualidade! A democrática construção da proposta de gestão dá claros indícios da possibilidade dos espaços plurais que certamente devem marcar o trabalho do setor, dando voz às diferentes forma de pensamento e idéias! Contem comigo Marilene Zampiri (professora da RME e doutoranda em educação/UFPR)
Urge que o Setor de Educação volte a colocar-se em pé, com a dignidade e o respeito que já gozou em outros tempos, diante dos demais setores e da Reitoria. A compreensão das demandas técnicas e políticas do Setor, pelas candidatas Andrea e Deise, bem como a sua já conhecida coragem militante nos trazem uma alternativa segura para a gestão do Setor. Patenteio meu apoio e convido colegas - alunos e professores - a darem uma chance a nós mesmos! Professora Lígia Regina Klein
Apoio a eleição das companheiras Andrea e Deise em prol de um Setor e uma Universidade conectada com a comunidade. Mesmo acompanhando de fora, já se evidencia no processo eleitoral a preocupação com o debate participativo, a explicitação dos conflitos e o esforço pela construção coletiva...
Edmilson -Assessor de Formação - APP-Sindicato -Fórum Paranaense de EJA -Representante dos Fóruns de EJA do Brasil na Comissão Nacional de EJA SECAD/MEC
Sou ex aluna de Pedagogia e Mestrado no Setor de Educação. Continuei acompanhando a caminhada deste setor que tanto contribuiu para minha formação profissional e pessoal. Sinto que nos últimos anos perdeu-se o diálogo com a sociedade civil - marca tão forte do Setor de Educação. Tenho certeza que as Professora Andréa e Deise tem este papel e cumprirão com maestria. Além disso, o nome da chapa diz tudo - dialogar com os alunos será sem dúvida alguma o forte desta gestão.Neste sentido, espero que os alunos da EAD possam ter oportunidade de conhecer as duas propostas.Que os meios democráticos do Setor de Educação deem acesso a este debate. Boa sorte e até a vitória
Ana Carolina Caldas - ex aluna de Pedagogia e do Mestrado em Educação.
Olá Sou aluna de Pedagogia EAD e gostaria de saber qual é a proposta que têm especificamente para nós, já que somos discriminados em muitas situações na Universidade. Como pretende reverter isso? E ainda, como irá garantir que continuaremos tendo aula presencial na sede da UFPR, uma participação mais ativa e maior respeito pelo nosso curso?
É uma pena que todos os alunos de Pedagogia EAD não puderam conhecer a proposta da campanha das profs. Andrea e Deise, a ser exposta no debate marcado para o sábado passado. Eles, concerteza, perderam a oportunidade de esclarecer alguns boatos que foram divulgados, intencionalmente, relacionados ao curso à distância, e que conhecendo as canditadas posso afirmar serem falsos.
É na reação sob pressão que conhecemos verdadeiramente as pessoas e os princípios e interesses que elas têm. Professoras Andréa e Deise, parabéns pela coerência com seus príncipios, e pela ética, seriedade e responsabilidade com que vêm participando desse processo. Sucesso!!!!
Apoio a candidatura Andréa/Deise pela defesa de uma educação democrática que se expressa na participação, pluralidade e diversidade e por entender que a educação é condição indispensável na luta pela direito à vida digna, plena, feliz.
Apoio porque confio, acredito e conheço Andréa e Deise. Eu apoio porque desejo um Setor de Educação que prime pela DEMOCRACIA,PARTICIPAÇÃO, PLURALIDADE E DIVERSIDADE.
Sou ex-aluna do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná e a minha formação inicial me proporcionou que não me conformasse com o diploma acadêmico, mas que após a minha formação continuasse lutando por uma sociedade justa e igualitária. Apoio a Chapa da Professora Andrea Caldas e Deise Picanço porque entendo que representam o compromisso com a educação pública de qualidade, com o chão da escola pública e movimentos sociais. Ana Denise Ribas de Oliveira Diretora do SISMMAC – Pedagoga da Rede Municipal e Estadual.
Apoio as professoras Andréa e Deise pelos muitos motivos aqui já elencados. Trata-se de pessoas com profundo conhecimento do setor e de suas mais difíceis demandas. Assim, o compromisso que elas mantêm com a educação e a seriedade de seus percursos enquanto professoras e pesquisadoras, certamente veremos refletidos nessa nova tarefa que é a direção de um setor tão complexo e repleto de desafios. Prof. Sheila Lima
Ontem dia 24.08.2010 em nome de um “debate”, foi possível analisar com clareza as intenções da chapa 1 e a proposta da chapa 2, testemunhamos um evento que nos causou vergonha e ao mesmo tempo possibilitou a realização de novas e profundas reflexões sobre o modelo de EDUCAÇÃO e de GESTÃO que queremos para UFPR. Defendemos a educação enquanto valor que transformam as pessoas e o mundo, logo a UFPR enquanto instituição de ensino assume essa responsabilidade de formar profissionais éticos e competentes, de modo que, esse processo ocorra de forma limpa e com segurança na concretude da sua missão. Ontem infelizmente ocorreu um fenômeno que não podemos classificar como “debate” e sim como uma tentativa de desmonte dos esforços e lutas que todos nós construímos até agora. A forma apelativa e uso de LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ induzida pela chapa 1, destacou a real intenção do que não queremos enquanto projeto de educação, no entanto não podemos validar o evento de ontem como um “debate”. Disputar a eleição é válido, mas, usar de níveis inferiores e agressivos para comprometer irresponsavelmente a honra e a imagem das profissionais altamente competentes coma a Profª ETIENE e a Profª TÁNIA, isso é inadmissível. Exigimos respeito perante a comunidade acadêmica e que este momento de tamanha importância seja cumprido com dignidade, que vença a soma, a unidade, a ética, o compromisso e responsabilidade para com a sociedade que confia em V. Sª.
Na condição de aluna do curso de mestrado em educação, venho aqui reafirmar que as professoras ETIENE e TÁNIA são as pessoas certas para ampliar e fortalecer o projeto de educação que queremos na UFPR. Para que aconteçam as mudanças e melhorias que queremos é preciso que nós nos envolvamos com a causa, e a hora é agora! O curso de pedagogia à distância, o presencial e a pós-graduação precisam do nosso apoio em massa, isso significa apoiar a chapa que nos garanta avanços com qualidade e comprometimento educacional. Portanto, contamos com a participação direta e o voto de todos para que possamos superar as dificuldades e seguir com segurança.
Esta é a minha contribuição e voto de confiança na continuidade da proposta de educação da chapa 2.
Ontem dia 24.08.2010 em nome de um “debate”, foi possível analisar com clareza as intenções da chapa 1 e a proposta da chapa 2, testemunhamos um evento que nos causou vergonha e ao mesmo tempo possibilitou a realização de novas e profundas reflexões sobre o modelo de EDUCAÇÃO e de GESTÃO que queremos para UFPR. Defendemos a educação enquanto valor que transformam as pessoas e o mundo, logo a UFPR enquanto instituição de ensino assume essa responsabilidade de formar profissionais éticos e competentes, de modo que, esse processo ocorra de forma limpa e com segurança na concretude da sua missão. Ontem infelizmente ocorreu um fenômeno que não podemos classificar como “debate” e sim como uma tentativa de desmonte dos esforços e lutas que todos nós construímos até agora. A forma apelativa e uso de LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ induzida pela chapa 1, destacou a real intenção do que não queremos enquanto projeto de educação, no entanto não podemos validar o evento de ontem como um “debate”. Disputar a eleição é válido, mas, usar de níveis inferiores e agressivos para comprometer irresponsavelmente a honra e a imagem das profissionais altamente competentes coma a Profª ETIENE e a Profª TÁNIA, isso é inadmissível. Exigimos respeito perante a comunidade acadêmica e que este momento de tamanha importância seja cumprido com dignidade, que vença a soma, a unidade, a ética, o compromisso e responsabilidade para com a sociedade que confia em V. Sª.
Na condição de aluna do curso de mestrado em educação, venho aqui reafirmar que as professoras ETIENE e TÁNIA são as pessoas certas para ampliar e fortalecer o projeto de educação que queremos na UFPR. Para que aconteçam as mudanças e melhorias que queremos é preciso que nós nos envolvamos com a causa, e a hora é agora! O curso de pedagogia à distância, o presencial e a pós-graduação precisam do nosso apoio em massa, isso significa apoiar a chapa que nos garanta avanços com qualidade e comprometimento educacional. Portanto, contamos com a participação direta e o voto de todos para que possamos superar as dificuldades e seguir com segurança.
Esta é a minha contribuição e voto de confiança na continuidade da proposta de educação da chapa 2.
Ontem dia 24.08.2010 em nome de um “debate”, foi possível analisar com clareza as intenções da chapa 1 e a proposta da chapa 2, testemunhamos um evento que nos causou vergonha e ao mesmo tempo possibilitou a realização de novas e profundas reflexões sobre o modelo de EDUCAÇÃO e de GESTÃO que queremos para UFPR. Defendemos a educação enquanto valor que transformam as pessoas e o mundo, logo a UFPR enquanto instituição de ensino assume essa responsabilidade de formar profissionais éticos e competentes, de modo que, esse processo ocorra de forma limpa e com segurança na concretude da sua missão. Ontem infelizmente ocorreu um fenômeno que não podemos classificar como “debate” e sim como uma tentativa de desmonte dos esforços e lutas que todos nós construímos até agora. A forma apelativa e uso de LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ induzida pela chapa 1, destacou a real intenção do que não queremos enquanto projeto de educação, no entanto não podemos validar o evento de ontem como um “debate”. Disputar a eleição é válido, mas, usar de níveis inferiores e agressivos para comprometer irresponsavelmente a honra e a imagem das profissionais altamente competentes coma a Profª ETIENE e a Profª TÁNIA, isso é inadmissível. Exigimos respeito perante a comunidade acadêmica e que este momento de tamanha importância seja cumprido com dignidade, que vença a soma, a unidade, a ética, o compromisso e responsabilidade para com a sociedade que confia em V. Sª.
Na condição de aluna do curso de mestrado em educação, venho aqui reafirmar que as professoras ETIENE e TÁNIA são as pessoas certas para ampliar e fortalecer o projeto de educação que queremos na UFPR. Para que aconteçam as mudanças e melhorias que queremos é preciso que nós nos envolvamos com a causa, e a hora é agora! O curso de pedagogia à distância, o presencial e a pós-graduação precisam do nosso apoio em massa, isso significa apoiar a chapa que nos garanta avanços com qualidade e comprometimento educacional. Portanto, contamos com a participação direta e o voto de todos para que possamos superar as dificuldades e seguir com segurança.
Esta é a minha contribuição e voto de confiança na continuidade da proposta de educação da chapa 2.
Venham junto para fortalecer a educação na UFPR. Att. Janete
Estive presente ontem no debate... Que bom que vivemos num país demócratico onde as pessoas podem e devem se manifestar. Penso que as propostas das professoras Andrea e Deise são claras e objetivas... A verdade pode parecer cruel as vezes, mas deve ser dita... A respeito da atual gestão, não se pode negar que é uma vergonha para uma "Universidade Federal" possuir banheiros em estado tão lastimável. O banheiro feminino não possui porta, nem papel higiênico, nem papel toalha... Nas paredes somente o recipiente para o alcool gel... São itens básicos, porém essenciais, problemas que deveriam ser facilmente resolvidos... Fico imaginando como será a administração de coisas mais elaboradas, que exijam competencia de fato... Sou responsável pelo meu voto, e ele será da chapa 1. Sucesso à vocês e que a verdadeira democracia possa ser materializada nas ações dessa nova gestão.
Realmente foi possível perceber as intenções da chapa 1. A intenção de mostrar o quão parado ficou nosso Setor de Educação nesses anos da ETIENE, e percebi nitidamente a intenção de mostrar as propostas para a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa, projeto político, gestão, pós-graduação... Já que você falou em valores, que tal pensar em DEMOCRACIA, gestão democrática e respeito aos alunos? Eu não classifico como debate, o ato do dia 24, porque houve questões que a chapa 2 simplesmente desviou o assunto e não respondeu; porque a chapa 1 mostrava erros na gestão e a chapa 2 simplesmente falava "é mentira". Para mostrar a falta de respeito da atual gestão para com os alunos eu vou utilizar o próprio debate; vocês, que leem este tópico, perceberam que a profª Tania não olhou para a parte superior do anfi-teatro (onde estava lotado com a maior parte dos alunos), e que a Etiene olhou algumas vezes, quando não estava falando (isso no debate da manhã)? Engraçado que a chapa, que você defende, não garantiu a qualidade de ensino (tanto é que EU não sei a real qualidade do curso), não garantiu a grandiosidade do Setor de Educação, garantiu uma péssima estrutura física.
Foi possivel perceber que tivemos dois grandes debates. Os alunos da pedagogia estavam entusiasmados.Parabéns professoras Andréa e Deise vocês foram ótimas, conseguiram acordar um setor que estava adormecido!!! É preciso também dizer que este blog está fantástico. É um espaço Democratico que está sendo muito visitado e utilizado, inclusive por quem não apoia.Tomare que o blog da chapa 2 se torne um espaço de discussão assim como este.
Janete: As perguntas que a chapa 1 (Andréa e Deise) fez evidenciaram problemas graves na atual gestão do Setor. pena que vc não se incomodou com o fato da chapa 2 NAÕ TER CONSEGUIDO RESPONDER aos questionamentos, inclusive aqueles feitos pela comunidade universitária. por outro lado, a Chapa 1 (Andréa e Deise) respondeu de forma MUITO COERENTE E PROPOSITIVA a todas as questões levantadas, tanto pela chapa concorrente, quanto por docentes, discentes e técnicos. essa diferença entre conhecimento, competência e propostas sérias, ficou MUITO EVIDENTE, e por isso a Chapa 1 foi tão aplaudida pelos presentes.
Caro Douglas obrigada pela interação, Ontem a noite tentei dialogar com você, mas, a página de comentários da chapa 1 havia sido suspensa. A final este é o verdadeiro canal de debate, prevaleça o espírito democrático que tanto se fala? No entanto caro Douglas, continuo lamentando que estas e outras posturas de fato não representam o verdadeiro espírito de Universidade que queremos para o futuro deste País. Lamento que a chapa 1 não tenha apresentado propostas concretas ou pelo menos ter tido a humildade de dialogar com respeito o que gostaríamos de debater na oportunidade, ao contrário, tivemos um discurso extremamente desagradável com ataques pessoais e falsas acusações contra as professoras ETIENE e TANIA, lamentável e vergonhoso.
No mais, espero que o momento seja oportuno para fecundar mudanças e avanços em prol da educação, que continue de forma séria e construtiva.
Sabe o que esteve claro no debate Janete? Que a chapa 2 entrou em desespero! Pois agora está passando de sala em sala novamente,para dizer que foi caluniada em debate! É disso que nós precisamos? São pessoas que só sabem mostrar o seu currículo e falar de seus orientandos que foram para outro país(esses que são tantos que não conheço nem um),Se quisesse saber da sua carreira acadêmica eu procurava na plataforma lattes. Falar que fizeram muitas coisas,mas que tantas coisas são essas?E onde estão as novas propostas?
Tudo isso serve pra termos certeza do que não queremos.Mas se você que esta bom assim,continue com essa opinião!
Andrea e Deise tem todo o apoio dos alunos! A proposta da chapa DEMOCRACIA é fazer dos alunos protagonistas, e não o papel de arvore no fundo do cenário.
Andrea, Queremos declarar nosso apoio a você porque conhecemos sua luta e também acreditamos na Universidade Pública, baseada no tripé do ensino, pesquisa e extensão com democracia participativa. Sheila Marize Toledo Pereira
Andrea, O Setor da Educação precisa de uma direção que defenda a participação, a pluralidade e a diversidade de verdade! Conhecemos sua história e estamos com você! Laureci Schmitz Rauth
Andrea e Deise: acredito no potencial de vcs em continuar desenvolvendo a universidade como uma esfera pública realmente democrática. Tenho certeza e total segurança de que vcs darão plena "voz" a professores, técnicos e alunos, o que para mim é o mais caro em uma gestão que defenda os princípios da democracia. Parabéns pela lisura e correção na condução da campanha eleitoral! Valéria Milena Rohrich Ferreira Professora do Setor de Educação - DEPLAE
PROTESTO - Gostaria de manifestar a indignação com uma iniciativa infeliz da Chapa, não se pode confundir DEMOCRACIA, com PAGODE, a iniciativa de deixar um grupo de pagode tocando em frente a cantina da Reitoria foi uma idéia ridícula e desrespeitosa com o espaço acadêmico e com os outros departamentos, principalmente aqueles que possuem aulas noturnas... Apoio a campanha e a manifestação das políticas a serem implantadas pela Chapa, este é um direito. Mas repudio esta abordagem populista e que desrespeita o ambiente acadêmico. Sinceramente espero que não se repita.
Daniela, deixa de ser eletista, achei fantástico e fiquei muito animada em saber que até nas escolhas das músicas a Andrea e Deise são democráticas. Não achei nada de desrespeitoso ...nunca vi nestes 4 anos de graduação a Universidade tão animada e unida. Que bom que pude ver isto ainda em tempo. Contem com a gente no dia 31/08. Aluna do 4°B
Achei muito legal, principalmente o MPB... As vozes dos cantores eram muito bonitas. É animador acreditar que este vai ser o clima dos próximos quatro anos!
SOBRE A MÚSICA "nos intervalos" Daniela e demais. Planejamos trazer um grupo de música na entrada das aulas, do dia 27. Na parte da manhã, tivemos a presença de Joao Bello e Susi Montserrat e à noite, um grupo de samba, indicado pelo grupo de estudos da Cultura Afro. Como há muito tempo não temos música no Setor, os presentes se empolgaram e passaram um pouco do horário de início das aulas. Pedimos desculpas pelo atrapalho nos dez minutos iniciais de aula. Pretendemos sim, na nossa gestão trazer muita música e arte para o ambiente universitário.Para tanto, criaremos espaços e horários específicos. Como atualmente não dispomos deste espaço institucional, o único jeito é trazer música nos intervalos. Queremos mudar este ambiente escolástico de formação de educadores com muita música, conhecimento e arte! Abraços Andrea e Deise
Bom dia professoras Deise e Andrea Hoje é um dia muito importante para nós alunos, não apenas pela oportunidade de vir a NOSSA Universidade para demonstrar nosso apoio a uma Universidade melhor, mas também para exercer nossa opinião política em relação as atitudes tomadas dentro desse espaço escolar que frequentamos diariamente,e entendo que, como uma formadora em favor da melhoria da escola que pretendemos construir, não podemos esquecer de querer discutir a nossa melhor formação.
O melhor, não é qual sua opinião, o melhor é se você tem opinião.
Obrigado pela oportunidade Ana Caroline Grego Pedagogia 3ºA
EEEHHHHHH GANHAMOS!!!!!!!!! VITÓRIA DA DEMOCRACIA!!!!!!!!! PARABÉNS A TODOS QUE SE EMPENHARAM NESSA CAMPANHA, PELA MOBILIZAÇÃO E MANIFESTAÇÃO COLETIVA!
Esclarecendo de novo... com um exemplo o reloginho está mesmo com problemas, agora é dia 01/09 e são 8h00 da manhã. Podem tirar sua dúvida postando também e verificando que há diferença no horario real e no horario que aparece junto à msg postada.
A contrução coletiva de projetos que visem a defesa da Universidade Pública deve ter o apoio de todos que defendem um ensino de qualidade. Prof Dra Katya Picanço, UTFPR, campus de Ponta Grossa
ResponderExcluirAndréa e Deise
ResponderExcluiros princípios e o programa que vocês apresentam e defendem, trazem ideais éticos e democráticos que com certeza contribuirão para aperfeiçoarmos coletivamente o Setor de Educação.
Contem com meu apoio e empenho em defendê-los e em participar dessa construção
Nadia G. Gonçalves
DTPEN/PPGE/UFPR
Infelizmente não tenho conseguido participar da campanha mais assiduamente, mas, com certeza apoio. Em suas propostas vocês traduziram o que eu como aluna do curso de graduação em Pedagogia senti falta e continuo sentido na pós. Ana Paula, mestranda.
ResponderExcluirPor um Setor mais transparente e pelo fortalecimento das discussões coletivas,eu apóio a candidatura de vocês!!!
ResponderExcluirProf. Adriane Knoblauch
DTPEN
A necessidade urgente de ações que fortaleçam a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão; da transparência e caráter coletivo das decisões; de um Setor de Educação reconhecido e respeitado, dentre outros, me fazem votar em Andréa e Deise; mas, acima de tudo, a certeza da competência, seriedade e defesa de uma proposta de Universidade pública e socialmente responsável: ANDRÉA E DEISE - MEU VOTO É DE VOCÊS! Monica.
ResponderExcluirCaras colegas: meu voto é de vocês pela competência e seriedade e, a cima de tudo, por uma proposta que direcione o setor para a defesa da universidade pública, democrática, com maior transparência. Este papel cabe, sem dúvidas, aoSetor de educação e VOCÊS trazem a possibilidade para que possamos construir um setor mais atuante, respeitado e digno.
ResponderExcluirCaras colegas: meu voto é de vocês pela competência e seriedade e, a cima de tudo, por uma proposta que direcione o setor para a defesa da universidade pública, democrática, com maior transparência. Este papel cabe, sem dúvidas, aoSetor de educação e VOCÊS trazem a possibilidade para que possamos construir um setor mais atuante, respeitado e digno.
ResponderExcluirSONIA LANDINI- DTFE
Sinto-me segura e animada ao defender a candidatura de Andréa e Deise à chefia do Setor de Educação da UFPr. São pessoas com uma trajetória de extrema competência e comprometimento no contexto dos ideais, práticas e desafios próprios da democracia e da democratização da universidade.
ResponderExcluirRessalto também as qualidades de ambas para a melhor defesa possível do setor de educação junto às demais instâncias constitutivas da universidade, um jogo fundamental no exercício dessa função, pesado e difícil, para o qual é necessário consistência argumentativa, clareza, capacidade de negociação, envolvimento dos coletivos constitutivos do setor, dentre outras habilidades que elas tão bem vêm expressando ao longo de suas trajetórias na universidade. E tudo isso com muito bom humor, criatividade, antenamento com as questões do nosso tempo e agilização dos necessários encaminhamentos! Avante, junto com Andréa e Deise!
Ana Lúcia Ratto (Deplae).
Sou simpatizante desta chapa pela competência, ética e transparência das candidatas. Mulheres valorosas, profissionais competentes, politicamente engajadas, defensoras e construtoras de uma educação de qualidade, nosso anseio maior. Pela clareza das propostas, pelo perfil e acima de tudo, pela capacidade, meu apoio incondicional para vocês duas, Andréa e Deise. Grande beijo e contem comigo!
ResponderExcluirCom muita convicção sou apoiadora da Chapa DEMOCRACIA - PARTICIPAÇÃO, PLURALIDADE E DIVERSIDADE. Aqui estão presentes o compromisso político e a condição teórica capazes de construir uma direção democrática e participativa do Setor de Educação.
ResponderExcluirBom trabalho, boa campanha e contem comigo sempre!
Beijo
Ana Tereza - Pedagoga, Especialista em Políticas Educacionais pela UFPR e Assessora da APP-Sindicato
Eu apoio incondicionalmente a chapa DEMOCRACIA: PARTICIPAÇÃO, PLURALIDADE E DIVERSIDADE, composta pelas professoras Andréa Caldas e Deise, por conta do trabalho que realizam junto à educação pública, em especial, a professora Andréa, pelo compromisso ético e político na construção de um Setor de Educação, verdadeiramente democrático. Contem comigo!!!
ResponderExcluirAline Chalus Vernick Carissimi - Mestranda em Educação/ UFPR - Diretora do SISMMAC
Apoio a candidatura de Andréa/Deise porque se sustenta em um projeto de universidade pública, de gestão democrática, de uma participação efetiva do Setor de Educação no conjunto da UFPR, de uma articulação com as faculdades de educação de outros centros universitário. Além disso, se sustenta na capacidade pessoal que ambas tem de seriamente ouvir e considerar o que os outros tem a dizer, qualidade imprescindível em um dirigente público.
ResponderExcluirTais Tavares
Professora DEPLAE
A candidatura das professoras Andréa e Deise representa o retorno da participação dos movimentos sociais ao setor de educação da UFPR. Obsoleto e destacado da realidade das escolas, o setor de Educação pode voltar a ter a efervescência dos anos 1980, quando esse setor estava presente nas lutas pela democratização do país e pela educação de qualidade.
ResponderExcluirContem com todo o meu apoio.
Giselle Christina Corrêa
ex-aluna do mestrado em educação, professora, assessora da APP-Sindicato.
A candidatura das professoras Andréa e Deise, representa a "abertura" do Departamento, aos professores e funcionários da educação básica,bem como, de toda a classe trabalhadora,pois, temos certesa, que as nossas experiências do dia a dia na educação, vão retornar a serem ponto de partida para a sistematização do conhecimento educacional.
ResponderExcluirContem com meu apoio!!!!
Mario Sergio - CNTE e CUT-PR
Eu apoio as professoras Andrea e Deise porque isso é apoiar a democratização da Universidade Pública. Apoio Andrea e Deise pela aproximação da Universidade aos movimentos sociais, pela quebra do monopólio do conhecimento, pelo compromisso político que a Universidade deve ter com a construção de uma sociedade justa, solidária. Entendemos que a excelencia acadêmica deve aliar-se a excelência política de entender que o conhecimento produzido pela academia só tem sentido se reverter em melhorias das condições de vida do nosso povo. Apoio Andrea e Deise porque a Universidade tem que fazer política, tem que ser o espaço da política, um espaço qualificado de se fazer política. E fazer política é ouvir o outro, os "outros" que vivem e que lutam cotidianamente por um mundo melhor...
ResponderExcluirApoio Andrea e Deise porque, como elas, sabemos que a ciência não é neutra, que o conhecimento não é neutro, e quem apregoa a "neutralidade" da academia, na verdade já fez sua escolha política e ideológica pelo conservadorismo, pela elitização.
Apoio Andrea e Deise porque o diálogo permanente com os movimentos sociais - negros, indígenas, de mulheres, de diversidade sexual, sindical, do campo e tantos outros, é que darão cada vez mais legitimidade e representatividade para as lutas em defesa de uma Universidade Pública que se articule permanentemente com a Educação Básica das redes públicas de ensino.
Professora Janeslei
Secretaria Educacional da APP-sindicato
Apoio as Profs Andréa e Deise em função da proposta de transparência, diálogo e participação que precisa permear a gestão do setor de Educação.
ResponderExcluirMª Fernanda - Pedagogia - 4º ano
Apoio a candidatura das professoras Andréa e Deise! Penso que a Universidade precisa de experiências de gestão mais democráticas, como a que as candidatas estão propondo, com compromisso em relação ao espaço público, de forma articulada à Educação Básica e à sociedade civil, a fim de construir coletivamente perspectivas voltadas à transformação da sociedade.
ResponderExcluirAna Lorena Bruel - ex-aluna da UFPR, pedagoga da rede municipal de ensino de Curitiba, membro da diretoria do SISMMAC
Eu sempre tenho um critério definitivo para decidir em quem eu voto: quem está a fim de dialogar! As possíveis soluções para os problemas do Setor de Educação, da UFPR e da educação brasileira só ficam ao nosso alcance quando nos dispomos a dialogar com os professores, técnicos, alunos e sociedade. Esta chapa fará uma revolução no Setor de Educação, em especial porque toma a democracia e o diálogo, simultaneamente, como princípio e método. Contem sempre comigo!
ResponderExcluirboa noite, gostariamos de dar nossa opinião sobre a universidade que estamos estudando, quando vimos o jornal da campanha de vocês deu para nós uma oportunidade de nos expressarmos. Gostariamos que tratassem o calouro com respeito, por exemplo, se exigem que nós façamos 300 hs de optativa, devem nos dar oportunidades para que possamos conclui-las. Logico que voces tem que tratar os veteranos com respeito, mas nós temos um longo caminho nesta universidade, portanto devenos ser insentivados a partir do primeiro ano e nao só na hora de nossa formatura. A universidade nos ensina a trabalhar com a sociedade mas não consegue trabalhar com os alunos dentro da universidade.
ResponderExcluirAmanda, Edmar, Debora, Angela, Daniele e Ana Paula.
Eu apoio a candidatura das professoras Andrea e Deise, porque a direção de qualquer setor, mas principalmente da Educação deve acontecer de baixo pra cima, ou seja, ouvindo as partes mais interessadas (no caso os alunos de Pedagogia) para realmente fazer uma gestão democrática. E não é o que vemos acontecendo na atual gestão, pois muito me indignei ao ouvir a atual diretora entrar no anfi 100 (quando foi apresentada a proposta de mudança de campus) e dizer que não sabia que estariam "todos" ali (referindo-se aos professores que lá estavam). Ela deveria ser a mais interessada em que todos estivessem presentes e se inteirassem da proposta. Isso mostra claramente que a atual gestão vem acontecendo de cima para baixo. É preciso descer do pesdestal e ouvir as reivindicações dos maiores interessados do setor - NÓS, os estudantes!!!
ResponderExcluirApoio a candidatura das Profs Andréa e Deise, por acreditar que é necessário uma nova forma de pensar o setor da educação na universidade.
ResponderExcluirUma área tão ampla deve estar atenta para as demandas internas, no que diz respeito a formação de seus alunos, e às externas, no que concerne ao seu papel social.
Alexandra 4º ano de pedagogia
Apoio a candidatura das profs Andréa e Deise, pois não há espaço para uma gestão atual que não preza pela transparência e diálogo. Para que as regras sejam compreendidas, faz-se necessário uma clareza na adoção de critérios que orientam as decisões.
ResponderExcluirFranciele - 4º de pedagogia
Eu apoio a candidatura das profs Andréa Caldas e Deise Picanço, pois eu quero mudanças. Democratização do Setor de Educação, melhores políticas de gestão, maior preocupação com os discentes e, principalmente, comprometimentto com a QUALIDADE DE ENSINO.
ResponderExcluirDouglas Silvestre - 1º de pedagogia
Uma gestão democrática e transparente é fundamental para fazer do setor de Educação da UFPR um exemplo para as escolas publicas do Paraná. Por ser este o objetivo desta chapa, eu apoio.
ResponderExcluirNei Rangel
apoio a andrea e a deise. elas vão oxigenar a ufpr. e junto, o movimento social de curitiba.
ResponderExcluirEsse período de preparação do programa de forma aberta, bem organizada, aberta às sugestões e críticas e com elaborada sistematização revela, mais uma vez, a capacidade de gestão aliada à postura de diálogo e democrática.
ResponderExcluirEu apoio!!
Paulo Vinicius B.Silva (DTFE)
Eu apoio Andréa e Deise pela competencia, pela postura democrática e pela historia que viveram e vivem em defesa da escola pública e do direito de todos a educação.
ResponderExcluirVotarei em Andrea e Deise, porque suas trajetórias de vida e especialmente a forma como construíram sua proposta de gestão para o setor de educação, me convenceram!
ResponderExcluirVotarei em Andrea e Deise porque desejo um setor de educação vinculado aos movimentos sociais e atento para sua função na democratização da sociedade paranaense!!!!
Votarei em Andréa e deise porque o setor de educação precisa de movimento, ciclos de debate, de vínculo á escola pública!!!
Diana Abreu
professora da rede Municipal de Ensino/doutoranda em educação/UFPR
Apoio Andrea e Deise, porque me recuso a abandonar o sonho de uma sociedade justa e livre para todos!
ResponderExcluirCom vocês no Setor da Educação, renova-se a esperança do compromisso da UFPR na luta pelo direito à educação de qualidade!
A democrática construção da proposta de gestão dá claros indícios da possibilidade dos espaços plurais que certamente devem marcar o trabalho do setor, dando voz às diferentes forma de pensamento e idéias!
Contem comigo
Marilene Zampiri (professora da RME e doutoranda em educação/UFPR)
Voto na chapa pq só agora (em época de eleição) temos papel higiênico no Setor.
ResponderExcluirAluna.
Urge que o Setor de Educação volte a colocar-se em pé, com a dignidade e o respeito que já gozou em outros tempos, diante dos demais setores e da Reitoria. A compreensão das demandas técnicas e políticas do Setor, pelas candidatas Andrea e Deise, bem como a sua já conhecida coragem militante nos trazem uma alternativa segura para a gestão do Setor. Patenteio meu apoio e convido colegas - alunos e professores - a darem uma chance a nós mesmos!
ResponderExcluirProfessora Lígia Regina Klein
Apoio a eleição das companheiras Andrea e Deise em prol de um Setor e uma Universidade conectada com a comunidade. Mesmo acompanhando de fora, já se evidencia no processo eleitoral a preocupação com o debate participativo, a explicitação dos conflitos e o esforço pela construção coletiva...
ResponderExcluirEdmilson
-Assessor de Formação - APP-Sindicato
-Fórum Paranaense de EJA
-Representante dos Fóruns de EJA do Brasil na Comissão Nacional de EJA SECAD/MEC
Sou ex aluna de Pedagogia e Mestrado no Setor de Educação. Continuei acompanhando a caminhada deste setor que tanto contribuiu para minha formação profissional e pessoal. Sinto que nos últimos anos perdeu-se o diálogo com a sociedade civil - marca tão forte do Setor de Educação. Tenho certeza que as Professora Andréa e Deise tem este papel e cumprirão com maestria. Além disso, o nome da chapa diz tudo - dialogar com os alunos será sem dúvida alguma o forte desta gestão.Neste sentido, espero que os alunos da EAD possam ter oportunidade de conhecer as duas propostas.Que os meios democráticos do Setor de Educação deem acesso a este debate. Boa sorte e até a vitória
ResponderExcluirAna Carolina Caldas - ex aluna de Pedagogia e do Mestrado em Educação.
Olá
ResponderExcluirSou aluna de Pedagogia EAD e gostaria de saber qual é a proposta que têm especificamente para nós, já que somos discriminados em muitas situações na Universidade. Como pretende reverter isso? E ainda, como irá garantir que continuaremos tendo aula presencial na sede da UFPR, uma participação mais ativa e maior respeito pelo nosso curso?
É uma pena que todos os alunos de Pedagogia EAD não puderam conhecer a proposta da campanha das profs. Andrea e Deise, a ser exposta no debate marcado para o sábado passado. Eles, concerteza, perderam a oportunidade de esclarecer alguns boatos que foram divulgados, intencionalmente, relacionados ao curso à distância, e que conhecendo as canditadas posso afirmar serem falsos.
ResponderExcluirAluna do 4º de Pedagogia
É na reação sob pressão que conhecemos verdadeiramente as pessoas e os princípios e interesses que elas têm.
ResponderExcluirProfessoras Andréa e Deise, parabéns pela coerência com seus príncipios, e pela ética, seriedade e responsabilidade com que vêm participando desse processo.
Sucesso!!!!
Apoio a candidatura Andréa/Deise pela defesa de uma educação democrática que se expressa na participação, pluralidade e diversidade e por entender que a educação é condição indispensável na luta pela direito à vida digna, plena, feliz.
ResponderExcluireu acredito demais e apoio a candidatura da Andrea/Deise, pois confio nas propostas e sei que serão cumpridas!!!
ResponderExcluirSem mais delongas: EU APOIO O PROJETO!
ResponderExcluirApoio porque confio, acredito e conheço Andréa e Deise. Eu apoio porque desejo um Setor de Educação que prime pela DEMOCRACIA,PARTICIPAÇÃO, PLURALIDADE E DIVERSIDADE.
ResponderExcluirSou ex-aluna do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná e a minha formação inicial me proporcionou que não me conformasse com o diploma acadêmico, mas que após a minha formação continuasse lutando por uma sociedade justa e igualitária. Apoio a Chapa da Professora Andrea Caldas e Deise Picanço porque entendo que representam o compromisso com a educação pública de qualidade, com o chão da escola pública e movimentos sociais.
ResponderExcluirAna Denise Ribas de Oliveira
Diretora do SISMMAC – Pedagoga da Rede Municipal e Estadual.
Apoio as professoras Andréa e Deise pelos muitos motivos aqui já elencados. Trata-se de pessoas com profundo conhecimento do setor e de suas mais difíceis demandas. Assim, o compromisso que elas mantêm com a educação e a seriedade de seus percursos enquanto professoras e pesquisadoras, certamente veremos refletidos nessa nova tarefa que é a direção de um setor tão complexo e repleto de desafios.
ResponderExcluirProf. Sheila Lima
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOntem dia 24.08.2010 em nome de um “debate”, foi possível analisar com clareza as intenções da chapa 1 e a proposta da chapa 2, testemunhamos um evento que nos causou vergonha e ao mesmo tempo possibilitou a realização de novas e profundas reflexões sobre o modelo de EDUCAÇÃO e de GESTÃO que queremos para UFPR. Defendemos a educação enquanto valor que transformam as pessoas e o mundo, logo a UFPR enquanto instituição de ensino assume essa responsabilidade de formar profissionais éticos e competentes, de modo que, esse processo ocorra de forma limpa e com segurança na concretude da sua missão.
ResponderExcluirOntem infelizmente ocorreu um fenômeno que não podemos classificar como “debate” e sim como uma tentativa de desmonte dos esforços e lutas que todos nós construímos até agora. A forma apelativa e uso de LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ induzida pela chapa 1, destacou a real intenção do que não queremos enquanto projeto de educação, no entanto não podemos validar o evento de ontem como um “debate”. Disputar a eleição é válido, mas, usar de níveis inferiores e agressivos para comprometer irresponsavelmente a honra e a imagem das profissionais altamente competentes coma a Profª ETIENE e a Profª TÁNIA, isso é inadmissível. Exigimos respeito perante a comunidade acadêmica e que este momento de tamanha importância seja cumprido com dignidade, que vença a soma, a unidade, a ética, o compromisso e responsabilidade para com a sociedade que confia em V. Sª.
Na condição de aluna do curso de mestrado em educação, venho aqui reafirmar que as professoras ETIENE e TÁNIA são as pessoas certas para ampliar e fortalecer o projeto de educação que queremos na UFPR. Para que aconteçam as mudanças e melhorias que queremos é preciso que nós nos envolvamos com a causa, e a hora é agora!
O curso de pedagogia à distância, o presencial e a pós-graduação precisam do nosso apoio em massa, isso significa apoiar a chapa que nos garanta avanços com qualidade e comprometimento educacional. Portanto, contamos com a participação direta e o voto de todos para que possamos superar as dificuldades e seguir com segurança.
Esta é a minha contribuição e voto de confiança na continuidade da proposta de educação da chapa 2.
Venham junto para fortalecer a educação na UFPR.
Att. Janete
Ontem dia 24.08.2010 em nome de um “debate”, foi possível analisar com clareza as intenções da chapa 1 e a proposta da chapa 2, testemunhamos um evento que nos causou vergonha e ao mesmo tempo possibilitou a realização de novas e profundas reflexões sobre o modelo de EDUCAÇÃO e de GESTÃO que queremos para UFPR. Defendemos a educação enquanto valor que transformam as pessoas e o mundo, logo a UFPR enquanto instituição de ensino assume essa responsabilidade de formar profissionais éticos e competentes, de modo que, esse processo ocorra de forma limpa e com segurança na concretude da sua missão.
ResponderExcluirOntem infelizmente ocorreu um fenômeno que não podemos classificar como “debate” e sim como uma tentativa de desmonte dos esforços e lutas que todos nós construímos até agora. A forma apelativa e uso de LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ induzida pela chapa 1, destacou a real intenção do que não queremos enquanto projeto de educação, no entanto não podemos validar o evento de ontem como um “debate”. Disputar a eleição é válido, mas, usar de níveis inferiores e agressivos para comprometer irresponsavelmente a honra e a imagem das profissionais altamente competentes coma a Profª ETIENE e a Profª TÁNIA, isso é inadmissível. Exigimos respeito perante a comunidade acadêmica e que este momento de tamanha importância seja cumprido com dignidade, que vença a soma, a unidade, a ética, o compromisso e responsabilidade para com a sociedade que confia em V. Sª.
Na condição de aluna do curso de mestrado em educação, venho aqui reafirmar que as professoras ETIENE e TÁNIA são as pessoas certas para ampliar e fortalecer o projeto de educação que queremos na UFPR. Para que aconteçam as mudanças e melhorias que queremos é preciso que nós nos envolvamos com a causa, e a hora é agora!
O curso de pedagogia à distância, o presencial e a pós-graduação precisam do nosso apoio em massa, isso significa apoiar a chapa que nos garanta avanços com qualidade e comprometimento educacional. Portanto, contamos com a participação direta e o voto de todos para que possamos superar as dificuldades e seguir com segurança.
Esta é a minha contribuição e voto de confiança na continuidade da proposta de educação da chapa 2.
Venham junto para fortalecer a educação na UFPR.
Att. Janete
Ontem dia 24.08.2010 em nome de um “debate”, foi possível analisar com clareza as intenções da chapa 1 e a proposta da chapa 2, testemunhamos um evento que nos causou vergonha e ao mesmo tempo possibilitou a realização de novas e profundas reflexões sobre o modelo de EDUCAÇÃO e de GESTÃO que queremos para UFPR. Defendemos a educação enquanto valor que transformam as pessoas e o mundo, logo a UFPR enquanto instituição de ensino assume essa responsabilidade de formar profissionais éticos e competentes, de modo que, esse processo ocorra de forma limpa e com segurança na concretude da sua missão.
ResponderExcluirOntem infelizmente ocorreu um fenômeno que não podemos classificar como “debate” e sim como uma tentativa de desmonte dos esforços e lutas que todos nós construímos até agora. A forma apelativa e uso de LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ induzida pela chapa 1, destacou a real intenção do que não queremos enquanto projeto de educação, no entanto não podemos validar o evento de ontem como um “debate”. Disputar a eleição é válido, mas, usar de níveis inferiores e agressivos para comprometer irresponsavelmente a honra e a imagem das profissionais altamente competentes coma a Profª ETIENE e a Profª TÁNIA, isso é inadmissível. Exigimos respeito perante a comunidade acadêmica e que este momento de tamanha importância seja cumprido com dignidade, que vença a soma, a unidade, a ética, o compromisso e responsabilidade para com a sociedade que confia em V. Sª.
Na condição de aluna do curso de mestrado em educação, venho aqui reafirmar que as professoras ETIENE e TÁNIA são as pessoas certas para ampliar e fortalecer o projeto de educação que queremos na UFPR. Para que aconteçam as mudanças e melhorias que queremos é preciso que nós nos envolvamos com a causa, e a hora é agora!
O curso de pedagogia à distância, o presencial e a pós-graduação precisam do nosso apoio em massa, isso significa apoiar a chapa que nos garanta avanços com qualidade e comprometimento educacional. Portanto, contamos com a participação direta e o voto de todos para que possamos superar as dificuldades e seguir com segurança.
Esta é a minha contribuição e voto de confiança na continuidade da proposta de educação da chapa 2.
Venham junto para fortalecer a educação na UFPR.
Att. Janete
Estive presente ontem no debate... Que bom que vivemos num país demócratico onde as pessoas podem e devem se manifestar. Penso que as propostas das professoras Andrea e Deise são claras e objetivas... A verdade pode parecer cruel as vezes, mas deve ser dita...
ResponderExcluirA respeito da atual gestão, não se pode negar que é uma vergonha para uma "Universidade Federal" possuir banheiros em estado tão lastimável. O banheiro feminino não possui porta, nem papel higiênico, nem papel toalha... Nas paredes somente o recipiente para o alcool gel...
São itens básicos, porém essenciais, problemas que deveriam ser facilmente resolvidos... Fico imaginando como será a administração de coisas mais elaboradas, que exijam competencia de fato...
Sou responsável pelo meu voto, e ele será da chapa 1.
Sucesso à vocês e que a verdadeira democracia possa ser materializada nas ações dessa nova gestão.
JANETE AZEVEDO
ResponderExcluirRealmente foi possível perceber as intenções da chapa 1. A intenção de mostrar o quão parado ficou nosso Setor de Educação nesses anos da ETIENE, e percebi nitidamente a intenção de mostrar as propostas para a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa, projeto político, gestão, pós-graduação... Já que você falou em valores, que tal pensar em DEMOCRACIA, gestão democrática e respeito aos alunos?
Eu não classifico como debate, o ato do dia 24, porque houve questões que a chapa 2 simplesmente desviou o assunto e não respondeu; porque a chapa 1 mostrava erros na gestão e a chapa 2 simplesmente falava "é mentira". Para mostrar a falta de respeito da atual gestão para com os alunos eu vou utilizar o próprio debate; vocês, que leem este tópico, perceberam que a profª Tania não olhou para a parte superior do anfi-teatro (onde estava lotado com a maior parte dos alunos), e que a Etiene olhou algumas vezes, quando não estava falando (isso no debate da manhã)?
Engraçado que a chapa, que você defende, não garantiu a qualidade de ensino (tanto é que EU não sei a real qualidade do curso), não garantiu a grandiosidade do Setor de Educação, garantiu uma péssima estrutura física.
Douglas Silvestre
Aluno - 1º ano de Pedagogia-M
Foi possivel perceber que tivemos dois grandes debates. Os alunos da pedagogia estavam entusiasmados.Parabéns professoras Andréa e Deise vocês foram ótimas, conseguiram acordar um setor que estava adormecido!!!
ResponderExcluirÉ preciso também dizer que este blog está fantástico. É um espaço Democratico que está sendo muito visitado e utilizado, inclusive por quem não apoia.Tomare que o blog da chapa 2 se torne um espaço de discussão assim como este.
Janete:
ResponderExcluirAs perguntas que a chapa 1 (Andréa e Deise) fez evidenciaram problemas graves na atual gestão do Setor.
pena que vc não se incomodou com o fato da chapa 2 NAÕ TER CONSEGUIDO RESPONDER aos questionamentos, inclusive aqueles feitos pela comunidade universitária.
por outro lado, a Chapa 1 (Andréa e Deise) respondeu de forma MUITO COERENTE E PROPOSITIVA a todas as questões levantadas, tanto pela chapa concorrente, quanto por docentes, discentes e técnicos.
essa diferença entre conhecimento, competência e propostas sérias, ficou MUITO EVIDENTE, e por isso a Chapa 1 foi tão aplaudida pelos presentes.
Caro Douglas obrigada pela interação,
ResponderExcluirOntem a noite tentei dialogar com você, mas, a página de comentários da chapa 1 havia sido suspensa.
A final este é o verdadeiro canal de debate, prevaleça o espírito democrático que tanto se fala?
No entanto caro Douglas, continuo lamentando que estas e outras posturas de fato não representam o verdadeiro espírito de Universidade que queremos para o futuro deste País. Lamento que a chapa 1 não tenha apresentado propostas concretas ou pelo menos ter tido a humildade de dialogar com respeito o que gostaríamos de debater na oportunidade, ao contrário, tivemos um discurso extremamente desagradável com ataques pessoais e falsas acusações contra as professoras ETIENE e TANIA, lamentável e vergonhoso.
No mais, espero que o momento seja oportuno para fecundar mudanças e avanços em prol da educação, que continue de forma séria e construtiva.
Um abraço, até breve.
Janete
JANETE, me responda:
ResponderExcluirA chapa 2 apresentou propostas no debate?
(Eu assisti o debate da manhã, e não vi isso)
Sabe o que esteve claro no debate Janete?
ResponderExcluirQue a chapa 2 entrou em desespero!
Pois agora está passando de sala em sala novamente,para dizer que foi caluniada em debate!
É disso que nós precisamos?
São pessoas que só sabem mostrar o seu currículo e falar de seus orientandos que foram para outro país(esses que são tantos que não conheço nem um),Se quisesse saber da sua carreira acadêmica eu procurava na plataforma lattes.
Falar que fizeram muitas coisas,mas que tantas coisas são essas?E onde estão as novas propostas?
Tudo isso serve pra termos certeza do que não queremos.Mas se você que esta bom assim,continue com essa opinião!
Andrea e Deise tem todo o apoio dos alunos!
ResponderExcluirA proposta da chapa DEMOCRACIA é fazer dos alunos protagonistas, e não o papel de arvore no fundo do cenário.
Andrea,
ResponderExcluirQueremos declarar nosso apoio a você porque conhecemos sua luta e também acreditamos na Universidade Pública, baseada no tripé do ensino, pesquisa e extensão com democracia participativa.
Sheila Marize Toledo Pereira
Andrea,
ResponderExcluirO Setor da Educação precisa de uma direção que defenda a participação, a pluralidade e a diversidade de verdade!
Conhecemos sua história e estamos com você!
Laureci Schmitz Rauth
Andrea e Deise: acredito no potencial de vcs em continuar desenvolvendo a universidade como uma esfera pública realmente democrática. Tenho certeza e total segurança de que vcs darão plena "voz" a professores, técnicos e alunos, o que para mim é o mais caro em uma gestão que defenda os princípios da democracia.
ResponderExcluirParabéns pela lisura e correção na condução da campanha eleitoral!
Valéria Milena Rohrich Ferreira
Professora do Setor de Educação - DEPLAE
PROTESTO - Gostaria de manifestar a indignação com uma iniciativa infeliz da Chapa, não se pode confundir DEMOCRACIA, com PAGODE, a iniciativa de deixar um grupo de pagode tocando em frente a cantina da Reitoria foi uma idéia ridícula e desrespeitosa com o espaço acadêmico e com os outros departamentos, principalmente aqueles que possuem aulas noturnas... Apoio a campanha e a manifestação das políticas a serem implantadas pela Chapa, este é um direito. Mas repudio esta abordagem populista e que desrespeita o ambiente acadêmico. Sinceramente espero que não se repita.
ResponderExcluirDaniela, deixa de ser eletista, achei fantástico e fiquei muito animada em saber que até nas escolhas das músicas a Andrea e Deise são democráticas. Não achei nada de desrespeitoso ...nunca vi nestes 4 anos de graduação a Universidade tão animada e unida. Que bom que pude ver isto ainda em tempo. Contem com a gente no dia 31/08. Aluna do 4°B
ResponderExcluirAchei muito legal, principalmente o MPB...
ResponderExcluirAs vozes dos cantores eram muito bonitas.
É animador acreditar que este vai ser o clima dos próximos quatro anos!
Douglas Silvestre
Sinceramente espero que se repita.
ResponderExcluirLívia - Mestrado PPGE
SOBRE A MÚSICA "nos intervalos"
ResponderExcluirDaniela e demais. Planejamos trazer um grupo de música na entrada das aulas, do dia 27. Na parte da manhã, tivemos a presença de Joao Bello e Susi Montserrat e à noite, um grupo de samba, indicado pelo grupo de estudos da Cultura Afro.
Como há muito tempo não temos música no Setor, os presentes se empolgaram e passaram um pouco do horário de início das aulas. Pedimos desculpas pelo atrapalho nos dez minutos iniciais de aula.
Pretendemos sim, na nossa gestão trazer muita música e arte para o ambiente universitário.Para tanto, criaremos espaços e horários específicos. Como atualmente não dispomos deste espaço institucional, o único jeito é trazer música nos intervalos.
Queremos mudar este ambiente escolástico de formação de educadores com muita música, conhecimento e arte!
Abraços
Andrea e Deise
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia professoras Deise e Andrea
ResponderExcluirHoje é um dia muito importante para nós alunos,
não apenas pela oportunidade de vir a NOSSA Universidade para demonstrar nosso apoio a uma Universidade melhor, mas também para exercer nossa opinião política em relação as atitudes tomadas dentro desse espaço escolar que frequentamos diariamente,e entendo que, como uma formadora em favor da melhoria da escola que pretendemos construir, não podemos esquecer de querer discutir a nossa melhor formação.
O melhor, não é qual sua opinião,
o melhor é se você tem opinião.
Obrigado pela oportunidade
Ana Caroline Grego
Pedagogia 3ºA
EEEHHHHHH
ResponderExcluirGANHAMOS!!!!!!!!!
VITÓRIA DA DEMOCRACIA!!!!!!!!!
PARABÉNS A TODOS QUE SE EMPENHARAM NESSA CAMPANHA, PELA MOBILIZAÇÃO E MANIFESTAÇÃO COLETIVA!
Não entendi. O recado acima postado as 19:01 comemorando vitória, sendo que a votação foi até as 21:00.???
ResponderExcluirEsclarecendo
ResponderExcluirDeve ter tido algum problema no reloginho do site/blog, postei a comemoração por volta de 23h00.
Esclarecendo de novo... com um exemplo
ResponderExcluiro reloginho está mesmo com problemas, agora é dia 01/09 e são 8h00 da manhã.
Podem tirar sua dúvida postando também e verificando que há diferença no horario real e no horario que aparece junto à msg postada.
Hora arrumada, 20:18
ResponderExcluirbrigada gente