- Representação, instâncias decisórias e de convivência.
- Visibilidade das ações, informações e rotinas do Setor.
- Ampliação e qualificação dos quadros.
- Espaço físico e infraestrutura.
Representações, instâncias decisórias e de convivência
- Realização sistemática de assembléias setoriais que possibilitem que a tomada de decisões integre todos os segmentos.
- Discussão coletiva e democrática das prioridades orçamentárias;
- Estabelecer um canal de comunicação mais efetivo entre a comunidade setorial e a direção do Setor de Educação;
- Espaço de convivência que possibilite a integração de toda a comunidade setorial;
- Oportunizar espaços de difusão cultural no Setor;
Visibilidade das ações, informações e rotinas do Setor
- Criação de mecanismos que possibilitem dar visibilidade às atribuições dos técnicos/as e gestores, assim como isonomia de tratamento;
- Planejamento das rotinas administrativas como compras, recomposição de materiais e manutenção, integrada ao calendário da UFPR e às prioridades pedagógicas do Setor;
- Aperfeiçoamento do site do Setor como ferramenta de comunicação e distribuição da informação;
- Melhoria da comunicação interna do Setor, com visibilidade das normatizações e orientações para os professores/as, estudantes e técnicos/as;
- Garantia de autonomia e apoio técnico para gestão acadêmica de projetos e recursos, sem ingerência da direção do Setor;
- Publicizar horários de trabalho de professores/as, técnicos/as e gestores, assim como do ensalamento, com a respectiva divulgação na página do Setor;
Ampliação e qualificação dos quadros
- Reposição e ampliação do quadro técnico-adminstrativo do Setor;
- Desenvolver e garantir uma política coletiva de qualificação pra professores/as e técnicos/as do Setor;
- Criação de uma estrutura de apoio permanente à realização dos eventos para planejamento, divulgação através de página específica e atualizada, realização de inscrições on-line, impressão de certificados (por exemplo, através dos serviços da Imprensa da UFPR) e entrega dos mesmos durante o evento, etc;
- Apoio e fomento aos cursos de Especialização, com garantia de espaço físico e recursos;
- Garantia de técnicos para o CEAPE e para o CEPED como forma de auxiliar a gestão de projetos;
- Profissionalização dos procedimentos administrativos incorporando os avanços tecnológicos disponíveis (por exemplo, leitora de código de barras para o controle do patrimônio, fechaduras eletrônicas, etc);
Espaço físico e infraestrutura
- Melhoria da estrutura física e realização de estudo da ocupação do espaço físico do Setor nos Edifícios D. Pedro I e D.Pedro II, com vistas a melhorias e adequações;
- Elaboração coletiva e acompanhamento de projeto de ocupação do campus Rebouças, a partir de discussão do Projeto Pedagógico do Setor;
- Garantia de condições físicas adequadas, tais como, bebedouros, limpeza das salas e instalações sanitárias;
- Avaliar junto aos técnicos e gestores a atual situação do uso de cópias de chaves das salas e criar um mecanismo de monitoramento destas cópias para garantir o bom funcionamento dos espaços, com segurança e facilidade de acesso;
- Resolução da questão do acesso e uso dos banheiros;
- Revisão dos atuais procedimentos de uso dos equipamentos;
- Rever a questão do “Xerox” no Setor;
Apoio a chapa democracia, porque considero toda resistência ao poder instituído uma forma válida de renovação. Parabéns pela coerência e ética em seu discurso.
ResponderExcluir