sábado, 14 de agosto de 2010

Princípios

 - Democratizar e ampliar os espaços de decisão e representação.  
 - Democratização das ações, dos meios e procedimentos .
 - Transparência e visibilidade do Setor.
 -
Diversidade.

    Democratizar e ampliar os espaços de decisão e representação

    • Garantir amplo espaço para o debate nos vários colegiados e unidades que compõem o Setor. 
    • Ampliar e fortalecer as formas de gestão democráticas, colegiadas, participativas e autônomas. 
    • Garantir e valorizar as representações em órgãos colegiados internos e superiores (CEPE, COPLAD, COUN, Fóruns de Coordenadores, etc...), bem como nas pró-reitorias.

    Democratização das ações, dos meios e procedimentos 
     
    • Estabelecer critérios universais, objetivos e transparentes na distribuição de recursos, aumentando a autonomia dos departamentos e unidades do Setor.
    • Estabelecer critérios universais, objetivos e transparentes na gestão de processos institucionais (de órgãos colegiados; de docentes, estudantes e técnicos; de projetos institucionais).
    • Garantir o funcionamento das unidades do Setor, respeitando a diversidade e especificidade de cada uma delas e melhorando as condições físicas, humanas e acadêmicas. 

    Transparência e visibilidade do Setor

    • Estabelecer política de acesso à informação, utilizando de vários meios eletrônicos e impressos. 
    • Garantir o acesso da comunidade acadêmica aos documentos gerados e aprovados nos órgãos colegiados como atas, projetos, relatórios, ementário das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação (stricto e latu senso).
    •  Tornar pública a gestão financeira do Setor de Educação.Garantir a representatividade do Setor, por meio da qualidade de sua participação e da sua produção de conhecimento, nas diversas instâncias da UFPR e externas.
    • Atuar permanentemente para estabelecer um Sistema Nacional Articulado de Educação, levando a termo proposições do Plano Nacional de Educação.

    Diversidade

    • Reconhecimento da justiça social, igualdade, diversidade e inclusão como objetivos permanentes das políticas educacionais e agenda social, buscando respostas públicas e democráticas. 
    • Estabelecer diálogo constante e consistente com movimentos sociais e movimentos de trabalhadores em educação, em prol de políticas articuladas com os princípios e ações promotoras de diversidade/direito à diferença e igualdade.

    2 comentários:

    1. Andréa e Deise
      Estes princípios são fundamentais para desenvolver um processo de gestão democrática e participativa no Setor de Educação...
      Como Universidade, a pluralidade e a diversidade de ideias devem ser valorizadas e reconhecidas, favorecendo um ambiente democrático, que também contribui para a formação acadêmica que desejamos promover.
      A democracia, sob princípios éticos, é um desafio, mas que precisa ser enfrentado e construído coletivamente.
      Nadia G. Gonçalves
      DTPEN/PPGE/UFPR

      ResponderExcluir
    2. Andrea e Deise,
      presto meu apoio à sua chapa em razão da postura histórica de ambas na defesa da escola pública em todos os níveis, etapas e modalidades, bem como por sua transparência na discussão da problemática educacional brasileira respeitando posições divergentes sem personalizar conflitos. Destaco ainda o efetivo exercício de gestão democrática participativa na construção da proposta desta chapa com o envolvimento de todos os segmentos da comunidade setorial. Ctba, 23 de agosto de 2010. Sônia Guariza Miranda.DEPLAE.

      ResponderExcluir