- Democratizar e ampliar os espaços de decisão e representação.
- Democratização das ações, dos meios e procedimentos .
- Transparência e visibilidade do Setor.
- Diversidade.
- Diversidade.
Democratizar e ampliar os espaços de decisão e representação
- Garantir amplo espaço para o debate nos vários colegiados e unidades que compõem o Setor.
- Ampliar e fortalecer as formas de gestão democráticas, colegiadas, participativas e autônomas.
- Garantir e valorizar as representações em órgãos colegiados internos e superiores (CEPE, COPLAD, COUN, Fóruns de Coordenadores, etc...), bem como nas pró-reitorias.
Democratização das ações, dos meios e procedimentos
- Estabelecer critérios universais, objetivos e transparentes na distribuição de recursos, aumentando a autonomia dos departamentos e unidades do Setor.
- Estabelecer critérios universais, objetivos e transparentes na gestão de processos institucionais (de órgãos colegiados; de docentes, estudantes e técnicos; de projetos institucionais).
- Garantir o funcionamento das unidades do Setor, respeitando a diversidade e especificidade de cada uma delas e melhorando as condições físicas, humanas e acadêmicas.
Transparência e visibilidade do Setor
- Estabelecer política de acesso à informação, utilizando de vários meios eletrônicos e impressos.
- Garantir o acesso da comunidade acadêmica aos documentos gerados e aprovados nos órgãos colegiados como atas, projetos, relatórios, ementário das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação (stricto e latu senso).
- Tornar pública a gestão financeira do Setor de Educação.Garantir a representatividade do Setor, por meio da qualidade de sua participação e da sua produção de conhecimento, nas diversas instâncias da UFPR e externas.
- Atuar permanentemente para estabelecer um Sistema Nacional Articulado de Educação, levando a termo proposições do Plano Nacional de Educação.
Diversidade
- Reconhecimento da justiça social, igualdade, diversidade e inclusão como objetivos permanentes das políticas educacionais e agenda social, buscando respostas públicas e democráticas.
- Estabelecer diálogo constante e consistente com movimentos sociais e movimentos de trabalhadores em educação, em prol de políticas articuladas com os princípios e ações promotoras de diversidade/direito à diferença e igualdade.
Andréa e Deise
ResponderExcluirEstes princípios são fundamentais para desenvolver um processo de gestão democrática e participativa no Setor de Educação...
Como Universidade, a pluralidade e a diversidade de ideias devem ser valorizadas e reconhecidas, favorecendo um ambiente democrático, que também contribui para a formação acadêmica que desejamos promover.
A democracia, sob princípios éticos, é um desafio, mas que precisa ser enfrentado e construído coletivamente.
Nadia G. Gonçalves
DTPEN/PPGE/UFPR
Andrea e Deise,
ResponderExcluirpresto meu apoio à sua chapa em razão da postura histórica de ambas na defesa da escola pública em todos os níveis, etapas e modalidades, bem como por sua transparência na discussão da problemática educacional brasileira respeitando posições divergentes sem personalizar conflitos. Destaco ainda o efetivo exercício de gestão democrática participativa na construção da proposta desta chapa com o envolvimento de todos os segmentos da comunidade setorial. Ctba, 23 de agosto de 2010. Sônia Guariza Miranda.DEPLAE.